LER – Salão Carioca do Livro é o Festival do Leitor!
LER volta ao Píer Mauá, no Porto Maravilha, em sua 4ª edição, promove debates com Valter Hugo Mãe, Zélia Duncan, Luiz Antônio Simas, Thalita Rebouças, Eduardo Bueno, José Eduardo Agualusa, Eliana Alves Cruz, Elisa Lucinda e atividades interativas com foco na literatura infantojuvenil
A LER é um festival que celebra a língua portuguesa!
Além dos autores como Valter Hugo Mãe, Eduardo Bueno, José Eduardo Agualusa, a 4ª edição da LER terá como convidados Thalita Rebouças, Luciana Savaget, Thiago Lacerda, Lenine, Vagner Fernandes, Tatiana Salem Levy, Maitê Proença, MV Bill, Xico Sá, Isabela Freitas, Elayne Baeta, Camila Pitanga, Vinicius Terra, Chris Fuscaldo, entre outros. A LER será maior e mais longa: vai ocupar os armazéns Armazéns 3, 4 e 5, do Píer Mauá e o entorno do Porto Maravilha, de 9 a 15 de maio de 2022. A expectativa da organização é atrair cerca de 200 mil pessoas, a maior parte delas estudantes e professores.
Livros, livros e + livros… e quadrinhos, teatro, saraus, palestras, exposições
A literatura caminha de mãos dadas com a educação. LER para educar. Educar para LER. A LER sempre atenta em suas ações, abriu as portas da maior biblioteca do Estado do Rio de Janeiro, a Biblioteca Parque, contribuiu para as Bibliotecas da Rocinha de Manguinhos e tem em sua grade o Encontro do Educador, que reúne professores de todos os níveis de ensino, neste momento em que mais do que nunca a educação precisa ser protagonista da nossa história. A LER deixa ainda mais evidente seu potencial de contribuição em sua diversidade de alcance. Aborda temas, ferramentas, ações, projetos e ideias que priorizam a educação voltada especialmente para os personagens principais: estudantes e professores com inúmeras atividades.
“A LER foi criada para estimular a paixão pela leitura, desde a infância e traz ainda atrações interativas. Clássicos da literatura viram peças de teatro; músicos e circo encantam os leitores; exposições interativas misturam artes plásticas, audiovisual, moda e tecnologia. É um grande encontro que reúne autores de todas as vozes, livrarias, editoras de todo o país, tecnologia e muito mais”, explica Jerônimo Vargas, diretor da LER.
Com uma intensa programação, o público tem acesso a oficinas, conversas, saraus, contação de histórias, intervenções poéticas, peças teatrais, exposições, homenagens e bate-papos com autores renomados. Dos quadrinhos à poesia, dos manuscritos aos digitais, dos clássicos às publicações de vanguarda, a 4ª edição da LER quer atrair os jovens estudantes à cena literária de forma abrangente e democrática, além de oferecer aos participantes uma programação multicultural em torno da paixão transformadora da literatura. A acessibilidade e a inclusão também são pontos fortes do evento, que trabalha em todas as suas edições atividades com leituras em braile e em libras, visitas guiadas e a confecção de livros sensoriais.
Os espaços da LER – O Festival do Leitor!
Na LER teremos 30 espaços com atividades contínuas; mais de 500 escritores, autores e artistas; dezenas de editoras e livrarias com milhares de livros; peças, oficinas, atrações e intervenções literárias. Segundo um dos curadores, Julio Silveira, responsável pelo Café do Livro SESC, espaço reservado para bate-papos entre autores com diferentes perspectivas sobre a criação de obras, história, política e identidade, o espaço propõe discussões e serve de vitrine para os novos lançamentos de autores que todo mundo ama. Nos destaques: a cantora Zélia Duncan, os jornalistas Eliana Alves Cruz e Xico Sá, o filósofo Renato Noguera, entre outros.
“Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem sido perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua”, comemora Julio Silveira. “Trazemos para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas que também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos”, afirma.
O Palco da Palavra é um espaço democrático de muitas vozes, muita representatividade e muitos destaques. A programação está focada no público adolescente, mas não apenas nele. Teremos muitos nomes ligados à música, mas que de alguma forma estão atrelados à literatura como Lenine, João Barone, Ana Cañas e MV Bill. Também atores que são autores como Maitê Proença, Hélio de la Peña e Maria Ribeiro. Ou ainda Thiago Lacerda falando sobre Shakespeare e Eduardo Bueno dando aulas divertidíssimas sobre História do Brasil. Também escritoras renomadas estarão presentes neste palco como Martha Medeiros, Patricia Melo e Luize Valente. E, claro, a nova geração com Clara Alves, Allan Dias Castro e Igor Pires. Para completar, Youtubers com muito para nos dizer como Rita Von Hunty, Audino Vilão, entre outros. O Palco da Palavra, que tem curadoria de Paula Taitelbaum, é um espaço em que a palavra é livre, leve e solta. Um local para papos entre amigos e que deixa o público interagir livremente.
A curadoria de Jackson Jacques para o Voz & Vez contempla as personalidades que usam suas vozes em prol de uma produção de conteúdo em diálogo estreito com a juventude. Utilizando da linguagem literária e de criação ficcional nas diversas linguagens culturais como música, literatura, audiovisual e produção de conteúdo em rede, temos Thalita Rebouças, Elayne Baeta, Isabela Freitas, Raphael Montes, André Vianco, Juan Julian, Felipe Cabral e o Pastor Henrique Vieira, como alguns dos destaques do Voz & Vez.
“A LER sempre foi uma festa acolhedora e que busca a conversa com figuras da literatura, da música e de outras áreas culturais para amplificar ainda mais a potência das suas vozes para um público jovem em processo de formação, enquanto consumidores culturais”, ressalta Jackson Jacques.
Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, o Jardim Literário apresenta atividades para o público infantil, juvenil e para a família. “Na nossa programação, criamos um roteiro em que a literatura seja apreciada por todas as idades. As crianças que participam se divertem, assim como os adultos que acompanham as crianças”, conta a dupla de curadores. Entre os destaques do Espaço estão: Otávio Jr, José Mauro Brant, Mariana Massarani, Marcelo Pimentel, Andreia Prestes entre outros.
O Ler em Movimento, com a curadoria de Gisele Lopes, promove atividades de fomento à leitura e às variadas linguagens, pelo reconhecimento e valorização da diversidade cultural. A ideia é disponibilizar ao público os bens culturais e oportunidades de vivenciar por meio de encontros, palestras, oficinas, saraus e apresentações o fazer artístico, como forma de expressão. Temos como destaques Luiz Antonio Simas, Jessé Andarilho, Raphael Moreira, Elisa Lucinda e Eliza Morenno. O Espaço apresenta uma extensa programação de acessibilidade em libras com a curadoria de Sheila Martins, Tamires Lopes e Aline Souza.
Sob a curadoria de Lucas Rizzeto, 4 Espaços terão destaque na LER: Teatro FUNARJ, Circo Poético, Sarau Literário Sesc e Academia Carioca de Letras. O Teatro FUNARJ apresenta várias peças, retratando clássicos da literatura e peças com temáticas mais contemporâneas. Os destaques estão por conta dos Projetos Olho Por Olho, Ainda Aqui e Turmalina.
A cultura pop e geek mainstream não ficam de fora da LER! Com a curadoria de Henrique Granado, o Palco Geek vai reunir os fãs do pop e geek mainstream, dialogando com a temática nerd que tomou conta das produções literárias, audiovisual, games, como Harry Potter, Star Wars, Star Trek e mais.
Teremos ainda o Labirinto dos Livros, espaço destinado para contação de história e interação com público infantil, e o Espaço Imaginário Carioca.
O Encontro LER do Educador: para professores, diretores, mediadores de leitura
O Encontro LER do Educador é um espaço pensado para professores, diretores, mediadores de leitura e demais profissionais da área de Educação. A programação conta com diferentes autores e profissionais de áreas diversas e multidisciplinar. Com cinco dias de duração e acontecendo simultaneamente à LER – Festival do Leitor, entre os dias 9 e 13 de maio, das 14h às 21h, o Encontro LER do Educador reforça do pilar do livro como instrumento de transformação.
Serão discutidos temas que promovem apoio e reflexão para os professores junto a seus alunos, como: o panorama geopolítico por meio da literatura com Luciana Savaget; os desafios da educação de jovens e adultos com Carla Faour; Rodrigo França e Jonathan Raymundo dissecam a questão do pretagonismo (neologismo que coloca os negros no centro da discussão social e política); Alexandre Cherman desmistifica as exatas; e Mona Vilardo aborda os encontros da música e literaturas, entre outros.
“Queremos construir novas histórias no mundo. Colaborar na construção de novos futuros. Para isso acontecer, acreditamos, apostamos e investimos na Educação. Foi pensando nas histórias que queremos deixar marcadas no mundo, que construímos uma programação especial para os educadores”, comentam as curadoras Carla Branco e Carolina Sanches. Teremos a pauta racial com a relevância e urgência que merece o tema, com os escritores Rodrigo França e Jonathan Raymundo, falando de pretagonismo; a premiada escritora Sônia Rosa com o conceito literatura negro-afetiva; e a educadora Clarissa Brito, com o tema educação antirracista. Com a certeza da relevância da Literatura para levantar temas delicados, teremos a escritora Anna Claudia Ramos. Com mais de 30 anos de carreira e incontáveis obras editadas, ela traz na sua escrita a ousadia de tocar em assuntos como sexualidade, morte, relacionamentos sem tabus. E é assim que ela estará no nosso palco, para falar de assuntos sem filtro e orientar os educadores a não fugirem desses assuntos tão importantes para a nova geração. E por falar em nova geração, a força e protagonismo dos jovens, a escritora e jornalista Adriana Carranca vem falar da Malala, a menina que queria ir para a escola. A autora escreveu uma biografia sobre a jovem paquistanesa e vem conversar com os educadores sobre a importância da jovem na mudança do mundo. Novas narrativas, novas formas de ver o mundo”, propõem Branco e Sanches.
Dentro do Encontro LER do Educador, o Espaço STEAM abordará a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art e Math em inglês, em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Baseada em projetos, o Espaço STEAM realizada aprendizados por meio de ferramentas práticas e integra os conceitos das 5 áreas de conhecimento ditas acima por meio da transdisciplinaridade. O evento contará com Marlene Gras, mexicana, consultora internacional em educação, políticas públicas e desenvolvimento de jovens. Ela já trabalhou na Diretoria de Educação e Habilidades da OCDE, além de ter colaborado em iniciativas como UNICEF, PIPE-CIDE, CCE, entre outros. Além dela, o espaço terá na programação uma das 10 melhores professoras do mundo, Débora Garofalo, finalista do Global Teacher Prize; Sônia Guimarães, Física brasileira, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA; e a Google Innovator e fundadora do Amplifica, Carla Arena.
O Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE) também se fará presente com uma programação especial em que os colaboradores vão compartilham estratégias de construção de narrativas e uso da tecnologia digital nas práticas educacionais, de modo que os professores e alunos se sintam cada vez mais motivados a ensinar e a aprender.
A LER é apresentada pelo Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem patrocínio da Ternium, Eletrobras, Atacadão, Klabin, Estácio e Norsul, Fresenius Medical Care, Pestana, Bondinho Pão de Açúcar, Globo, Estante Virtual e Trem do Corcovado. Apoio Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ). Realização da Ler Cultural, Base Eventos, MMAR e Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
LER – Salão Carioca do Livro, o Festival do Leitor!
www.lersalaocarioca.com.br
Edição Rio de Janeiro
De 9 a 15 de maio de 2022.
Local: Píer Mauá, (Armazéns 3, 4 e 5) Porto Maravilha, Rio Janeiro/RJ.
Horários 9h às 21h.
Mais informações: www.lersalaocarioca.com.br