Iniciativas de acessibilidade deixam a experiência da pessoa com deficiência (PCD) ainda mais segura e confortável na Cidade do Rock
O Rock in Rio reafirma seu compromisso com a diversidade e inclusão, avançando em suas metas de sustentabilidade para 2030. O festival mantém sua acessibilidade com medidas pioneiras, como soluções para pessoas neurodivergentes, kit sensorial para pessoas com TEA, intérprete em libras, entre outras. Além disso, lançou um guia completo de acessibilidade em seu site, proporcionando uma experiência mais segura para pessoas com deficiência (PCDs) na Cidade do Rock.
Desde 2001, o Rock in Rio promove a conscientização sobre a importância das ações diárias para um mundo melhor. O festival investe em um plano de acessibilidade que busca garantir conforto e segurança, proporcionando uma experiência única para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, mobilidade reduzida, idosos, gestantes e obesos. Os esforços do festival são reconhecidos pelo público, com 96% dos participantes concordando que o evento representa a diversidade e 94% afirmando que é acessível para pessoas com deficiência.
Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town, reforçou a importância dessas iniciativas em alinhar-se com a filosofia do “Por Um Mundo Melhor” no Rock in Rio: “Nossa missão vai além da música. Vemos o Rock in Rio como grande catalisador de mudanças positivas na sociedade, através da visibilidade que damos às nossas próprias escolhas, acreditamos que mostramos que se cada empresa e se cada um de nós estiver atento e comprometido com o bem-estar de todos, faremos deste um mundo melhor”, declara.
“Ao tornar o Rock in Rio um espaço totalmente inclusivo e acessível, estamos construindo um futuro mais justo e igualitário. A acessibilidade é uma pedra fundamental desse processo, assegurando que cada indivíduo tenha a oportunidade de desfrutar plenamente do festival e se sentir verdadeiramente parte da comunidade que criamos, onde todas as pessoas são bem-vindas e representadas. A Cidade do Rock é um lugar plural e diverso, queremos que todos se sintam confortáveis e seguros nela, vivendo uma experiência mágica e única”, finaliza.