Amigo Secreto, o filme

Amigo Secreto, o filme

Sinopse – Em 2019, a entrada do exjuiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia. 

Seja fã de carteirinha da Lava Jato ou severamente crítico a ela;  lula ou bolsonaro, é importante dizer que Amigo Secreto (o nome é o do grupo no WhatsApp onde continham as mensagens tornadas públicas pela  Operação Lava Jato) é um trabalho relevante de registro, organização e revisão de fatos (e seus detalhes) passíveis de adormecerem na memória, mas que explicam o Brasil dos últimos anos.

Em “Amigo Secreto”, Maria Augusta Ramos investiga as injustiças que assombram o sistema político brasileiro, marca registrada de seu cinema. Aperfeiçoando-se cada vez mais em criar conexão com o público e narrar de forma fluida e direta as crônicas que nos levaram a situação em que nos encontramos. Sua arte é política, simbólica, necessária e atraente.

Maria Augusta Ramos é também a realizadora de O Processo (2018), documentário (disponível na Netflix) que acompanha Dilma Rousseff após a abertura do impeachment na Câmara Federal, em abril de 2016, até sua saída do Planalto.

Em O Processo e em Amigo Secreto, a câmera da diretora é uma testemunha atenta de capítulos de uma história em curso, e seu roteiro organiza fatos de um País que agoniza por muitas cortinas de fumaça, um País onde esquecer é estratégia.

Um filme que deve ser assistido.

Por Cristiane Mota.

Please follow and like us:

Cristiane Mota

Cristiane Mota, fotógrafa. Mãe dos bolinhas, dona de uma adega e leitora veroz. Mineira no Rio de Janeiro. Colaboradora na área de Show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *