50º Festival de Cinema de Gramado
Pela primeira vez, o Festival de Cinema de Gramado realizou o seu evento de lançamento da 50ª edição no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (12), no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Aterro do Flamengo.
Faltando um mês para o início da celebração, foram anunciados os longas-metragens documentais selecionados e os homenageados, que receberão os troféus Oscarito e Kikito de Cristal.
O encontro reuniu a organização, curadoria, realizadores, homenageados, atores convidados e imprensa no local.
O ator Marcos Palmeira foi o escolhido para receber o troféu Oscarito deste ano, e estava acompanhado da esposa Gabi Gastal. Também estavam presentes Tarcísio Filho, Dira Paes, além dos cineastas Cacá Diegues e e Zelito Viana.
Marcos Palmeira discursou ao ser anunciado como vencedor do Oscarito deste ano e falou sobre a carreira e como o Festival de Cinema de Gramado impulsionou sua carreira, já que ele já recebeu duas vezes o Kikito de Ouro (de Melhor Ator Coadjuvante por Dedé Mamata, de 1988, e Melhor Ator por Barrela: Escola de Crimes, de 1990.)
“As pessoas me viam na tela, tinha uma comemoração, um frescor, e a partir daquele prêmio [de 1988] a Tônia Carrero me falou assim: ‘uma coisa é o sucesso e outra coisa é a carreira. Fica ligado’. E realmente foi um toque muito importante, porque a partir dali acho que tive a opção certa de ser ator. Gramado me impulsionou. A partir dali as as pessoas passaram a ter um olhar pra mim como ator”, lembrou ele, que não pôde estar na cerimônia de 1990 justamente por estar gravando a primeira versão de Pantanal.