Filme Paterson
Sete dias por semana, Paterson acorda às 6 da manhã e de tão habituado a sua rotina não necessita sequer de um despertador.
Seu dia sempre começa com um breve momento de carinho entre ele e a esposa, seguido de cereal no café da manhã.
Paterson mora na cidade de Paterson, é motorista de ônibus e pega diariamente o mesmo caminho para ir e voltar do trabalho.
De noite, gosta de passear com seu cachorro e beber cerveja sempre no mesmo bar.
Essa descrição da vida do personagem poderia servir como um resumo do filme todo, mas existe um pequeno detalhe que muda tudo: Paterson, adora despejar em palavras aquilo que consegue captar de extraordinário dentro de um cotidiano comum.
O amor incondicional pela esposa, uma pequena caixa de fósforos com logotipo de megafone, uma conversa aleatória entre estranhos enquanto dirige, os versos de uma pequena garotinha, um aspirante a rapper que faz rimas enquanto lava as roupas, um homem rejeitado pela mulher que ama loucamente, as coisas abstratas e também as concretas, nada escapa ao seu olhar e absolutamente tudo pode ser transformado em poesia por ele.
É possível ser feliz dirigindo um ônibus, amando apenas uma mulher, passeando com um cachorro rabugento e tomando uma caneca de cerveja todas as noites ?
Sim, se nos intervalos, você pode ler a poesia de William Carlos Willians, admirar as quedas do Rio Passaic e escrever suas impressões e abstrações sobre o mundo num caderno secreto.
Paterson, é a mais perfeita tradução daquela frase que diz “rico não é quem muito tem, mas o que menos precisa.”
Invejável.
.
Primeira observação: Esse é um filme que exige mais de quem assiste, não porque é complicado como “Tenet”, por exemplo, mas pelo contrário, sua complexidade reside em ser extremamente descomplicado.
Segunda observação: esse filme me foi indicado pelo @psico.narrativa, obrigada amigo ! 🤍
Terceira observação: Adam Driver brilha numa sutileza de dar gosto !
Quarta observação (edit): O personagem se chama Paterson, que mora em Paterson e o filme também se chama “Paterson”- pra quem perguntou aí nos comentários.