Entorno da Cidade do Rock in Rio terá bloqueio de trânsito com câmeras de leitura de placas

Entorno da Cidade do Rock in Rio terá bloqueio de trânsito com câmeras de leitura de placas
Faltam menos de quinze dias para o Rock in Rio transformar a Cidade do Rock em um palco de experiências mágicas para os fãs. Todos os preparativos estão sendo realizados para garantir o máximo de conforto ao público e aos moradores da região. Devido ao grande fluxo de pessoas, o entorno do Parque Olímpico terá circulação restrita e estacionamento proibido, proporcionando uma chegada e saída seguras e tranquilas. Apenas veículos de moradores previamente cadastrados, veículos oficiais, veículos credenciados pelo festival, o BRT e os ônibus Primeira Classe terão acesso à área bloqueada.

A novidade deste ano é o controle de acesso de veículos à área restrita por meio de leitura de placas com a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres, em inglês). Esses dispositivos estarão posicionados nos pontos de bloqueio, verificando as placas dos veículos e indicando, por meio de cores, se o acesso será permitido. Veículos de moradores cadastrados receberão “luz verde” para acesso, enquanto os não cadastrados terão “luz vermelha” e serão redirecionados pelos agentes de trânsito para fora da área. Essa nova tecnologia agilizará o processo de liberação dos veículos, reduzindo a possibilidade de congestionamentos e prevenindo fraudes.

Além disso, a tecnologia empregada permitirá o monitoramento em tempo real pelos órgãos de segurança, ajudando a identificar fraudes, impedir atividades ilícitas e acompanhar o fluxo de veículos na área bloqueada.

Haverá também fiscalização por videomonitoramento nas principais vias ao redor do Parque Olímpico. O objetivo é garantir a mobilidade nas vias de acesso à Cidade do Rock e evitar irregularidades, como estacionamento em locais proibidos. As vias onde essa fiscalização ocorrerá serão devidamente sinalizadas conforme a Resolução Contran 909/2022. Além de equipes atuando presencialmente, agentes de trânsito monitorarão, em tempo real, eventuais infrações por meio das câmeras.

Em toda a área ao redor da Cidade do Rock, a circulação será restrita e não haverá estacionamentos. Para quem deseja aproveitar as 500 horas de entretenimento do festival, a organização recomenda o uso de transporte coletivo. A partir de sexta-feira, 13 de setembro, o MetrôRio operará 24 horas, permitindo embarques durante a madrugada na estação Jardim Oceânico, com destino a todas as estações das linhas 1, 2 e 4. O serviço BRT “Expresso Rock in Rio” terá pontos de embarque nos terminais Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, levando os fãs diretamente ao Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo da Cidade do Rock. O transporte Primeira Classe, sucesso em edições anteriores, oferece um serviço completo com diversos pontos de embarque no Rio de Janeiro e ampliado para atender fãs de outras cidades, incluindo São Paulo e Minas Gerais.

Please follow and like us:

Redação Vírgula Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *