Grupo Corpo se apresenta vai se apresentar no Teatro Multiplan
Grupo Corpo chega ao Rio de Janeiro – Teatro Multiplan, no VillageMall -, para cinco apresentações trazendo Gil Refazendo (2022), com trilha de Gilberto Gil, e Breu (2007), música de Lenine, num contraste entre a solar criação do baiano e a densa música do pernambucano, traduzidas na coreografia de Rodrigo Pederneiras- de 17 a 21 de maio !
Quase como o dia e a noite: a temporada 2023/1° semestre do Grupo Corpo vai trazer duas criações opostas em sua paleta e na densidade. O solar Gil Refazendo, de 2022, abre as noites com a costura luminosa e sensual das canções de Gilberto Gil. Na segunda parte, o negro toma conta do palco para a fascinante, angulosa e percutida Breu, de Lenine, uma das coreografias que há mais tempo não é vista pelo público brasileiro – foi dançada no país somente em 2007 e 2008.
A mini turnê passa logo antes pelo Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e chega ao Rio para apresentações no Teatro Multiplan, do Village Mall, Barra da Tijuca, de 17 a 21 de maio. O Grupo Corpo tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e o patrocínio do Itaú através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Gil Refazendo é a mais recente criação do Grupo – um balé que refizemos, justamente, pela primeira vez em nossos 48 anos, para que ficasse exatamente como gostaríamos”, afirma o diretor artístico Paulo Pederneiras. “Foi uma decisão corajosa, a de recriar do zero – mantendo a mesma trilha – e pode ser vista como uma metáfora da necessidade de se refazer tantas coisas importantes destruídas nos últimos anos”.
Ele fala também da escolha de Breu neste programa, ressaltando que a grande maioria dos bailarinos nunca a levou ao palco. “É uma das obras mais fortes do repertório do Corpo, uma trilha extraordinária criada por Lenine”, continua Paulo. “Há muito queríamos remontá-la; foi uma escolha unânime por parte da companhia, hoje com bailarinos que nunca dançaram essa obra. Fora isso, Breu fala da violência que vem se intensificando nos últimos anos. E mais: exige muito preparo físico e técnico dos bailarinos e, portanto, bastante tempo e fôlego para chegar na excelência da sua execução”.
Local: Teatro Multiplan