90’s Festival promete agitar a Marina da Glória com nostalgia e muita música

90’s Festival promete agitar a Marina da Glória com nostalgia e muita música

O recém-lançado 90’s Festival do Rio de Janeiro celebra a diversidade de ritmos e estilos dos anos 90, reunindo MPB, Rock, Soul, Funk, Axé, Reggae e Forró. Para artistas que tiveram seus primeiros sucessos nessa década, o evento é uma viagem no tempo, trazendo de volta os primeiros passos de suas carreiras. O festival ocorrerá de 19 a 21 de julho, na Marina da Glória.

Gabriel O Pensador, pioneiro do hip hop brasileiro, celebrou 30 anos de carreira no ano passado, com versos marcantes em “Profecia” que refletem sua trajetória. Ele continua a retratar questões políticas e sociais, comportamentos e crônicas do cotidiano em suas músicas, incluindo colaborações com Lulu Santos e Moreira da Silva.

Ed Motta destacou-se em 1997 com o álbum “Manual Prático para Festas, Bailes e Afins”, misturando Rock, Blues, Soul, Funk, Jazz e Música Clássica. Ele também deixou sua marca no cinema, compondo a música-tema do filme “Pequeno Dicionário Amoroso”.

Cidade Negra, com Toni Garrido como vocalista desde 1994, alcançou sucesso com um estilo mais pop dentro do reggae, vendendo milhões de cópias com álbuns como “Sobre Todas as Forças” e “O Erê”.

Fernanda Abreu, após o fim da Blitz, incorporou o funk carioca em seu trabalho, valorizando a dance music e inovando com o uso do sample no Brasil. Sua mistura de rap e samba também marcou uma nova era na música pop brasileira.

DJ Marlboro, um ícone do funk carioca, e a equipe de som Furacão 2000, têm animado multidões há décadas, revelando talentos como Mr. Catra e MC Marcinho. Claudinho & Buchecha, com sucessos como “Quero te encontrar” e “Nosso Sonho”, e Valesca Popozuda, tanto em grupo quanto em carreira solo, também são figuras importantes do funk.

No rock, O Rappa, liderado por Marcelo Falcão, e Charlie Brown Jr., com Chorão, deixaram um legado duradouro com hits que continuam populares. Raimundos e CPM 22 trouxeram influências do punk rock e hardcore, enquanto Detonautas emergiu no final da década com sucessos contínuos.

No reggae, Dread Lion retornou após uma pausa de 10 anos, e Ponto de Equilíbrio trouxe uma mistura de reggae com hip hop e maracatu. Baia & Rockboys e Farofa Carioca também se destacaram com suas fusões de estilos musicais.

Na Bahia, Daniela Mercury e Timbalada revolucionaram a música baiana com o axé, enquanto É o Tchan alcançou sucesso nacional e internacional. O forró também ganhou destaque com bandas como Forroçacana e Raiz do Sana.

O manguebeat, representado por Mestre Ambrósio, agitou Recife e celebrou a diversidade cultural brasileira. O 90’s Festival é uma iniciativa da PECK, realizado pela ALS, e patrocinado pela ICATU, Estácio, Claro e Amstel através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Please follow and like us:

Redação Vírgula Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *