Home / Cultura / Curta! estreia “Onde Está Você, João Gilberto”, aventura investigativa em busca do paida Bossa Nova

Curta! estreia “Onde Está Você, João Gilberto”, aventura investigativa em busca do paida Bossa Nova

Georges conta com a ajuda de Miúcha e amigos de João Gilberto para encontrar o artista (Crédito:Divulgação/Curta!)

POs hábitos e costumes como os de um fantasma desconhecido, mas com a voz e o violão, são de um dos mais célebres artistas do mundo. Não é fácil descobrir quem é, assim como não é fácil encontrá-lo. E assim, numa caçada com tom de filme de detetive para conhecer o criador da Bossa Nova, é o documentário “Onde Está Você, João Gilberto?”, que estreia com exclusividade no Curta!.
 

O filme celebra João Gilberto a partir da aventura do diretor Georges Gachot que, inspirado no livro “HO-BA-LA-LÁ – À Procura de João Gilberto” do escritor alemão Marc Fischer, resolve realizar o sonho do autor e seu próprio sonho e desembarca no Rio de Janeiro em busca do artista.
 

Gachot é quase carioca, está adaptado e se movimenta com tranquilidade por Ipanema, onde acredita que pode encontrar João Gilberto, assim como Fischer acreditava. O talento do cantor e compositor encantou os dois, que tentaram driblar e desvendar seu comportamento recluso não só para ter a honra de conhecer o ídolo, mas também para entendê-lo.
 

O documentário mostra como Gachot descobriu o trabalho, e a missão, de Fischer. Agora, ele refaz seus passos, tentando encontrar um homem que não quer ser encontrado. Com a ajuda dos arquivos e materiais de Fischer, vai descobrindo o desafio de se comunicar com alguém que usava apenas notas musicais para se expressar. Para isso, lançou mão de ajudas valiosas.
 

“Eu fiquei fascinada pela história. Ele (Fischer) tem essa teoria de que o João seduz as pessoas, e João é o maior sedutor que existe. Ele chega perto de você e te convence a fazer coisas que você jamais imaginou, me convenceu até de casar!”, brinca Miúcha, ex-mulher de João Gilberto, que ressalta o tom de voz do cantor.
 

Na aventura no Rio, Gachot encontra dublês e amigos do pai da Bossa Nova. Para sua surpresa e para dificultar sua busca, eles também não têm notícias de João, de quem denunciam o sumiço. João Donato, Roberto Menescal e até o cabeleireiro de João Gilberto se tornam personagens da caçada, relembrando encontros ao lado do artista.
 

Em um dos momentos mais divertidos e com ares de filme de suspense, o diretor viaja até Diamantina, em Minas Gerais, refazendo a trilha de Fischer. Por lá, Gachot mobiliza moradores curiosos, que o ajudam a identificar pessoas em fotos, como um bom detetive, na esperança de pistas que o ajudem a encontrar João Gilberto.
 

O filme segue mostrando a perseguição, sempre com a trilha sonora doce e o som inconfundível da voz e das notas de João Gilberto. No caminho, até os túmulos de Tom Jobim e Vinícius de Moraes são visitados. Tudo vale para tentar encontrar e decifrar um dos mais importantes, e misteriosos, nomes da música brasileira e mundial.
 

“A história do Marc é incrível e acho que tem muito a ver com a do João Gilberto. Porque o João Gilberto também é uma pessoa bem particular, da maneira dele”, conta Marcos Valle, que revela no documentário a história do seu primeiro contato com João.
 

Onde Está Você, João Gilberto?” é uma produção da Idéale Audience e NEOS Film. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A exibição é no dia temático Segundas da Música, 01 de dezembro, às 22h.

Nouvelle Vague: movimento que mudou a história do cinema é tema de filme no Curta!
 

A Nouvelle Vague foi um movimento artístico que nasceu na França e marcou o cinema mundial, sobretudo durante as décadas de 1950 e 1960, por seu caráter de vanguarda. Desse grupo, saíram grandes nomes da sétima arte, como François Truffaut e Jean-Luc Godard, que faz aniversário no dia 03 de dezembro. Tais diretores e suas obras são assunto do documentário “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema”, uma coprodução da Arte France e da INA, exibido no Curta!.
 

Trechos de filmes da época contam a história da Nouvelle Vague, como “Os Primos”, de Claude Chabrol, “Os Incompreendidos”, de Truffaut, e “La Pointe Courte”, de Agnés Varda. As cenas são mescladas com um impressionante acervo de entrevistas com diretores como Godard, Truffaut, Chabrol e Varda. Outros profissionais que se envolveram com o movimento também aparecem em entrevistas, entre eles o arquivista Henri Langlois, cofundador da Cinemateca Francesa, e o cinegrafista e diretor de fotografia Raoul Coutard. Atores como Jean-Paul Belmondo, Brigitte Bardot e Gina Lollobrigida estão entre os que aparecem no longa.
 

A Nouvelle Vague daria espaço para jovens cineastas, muitas vezes iniciantes nesse ofício, dispostos a quebrar padrões e, ao mesmo tempo, enfatizar novos valores trazidos por aquela geração. As produções acabaram por refletir o contexto de efervescência cultural e política vivido em diversas partes do mundo. “O cinema francês era, definitivamente, um regime de inquisição, de celas e compartimentos nos quais havia tabus e leis. Queríamos mostrar que tudo isso era inútil”, conta Godard em um registro incluído no documentário.
 

Por apresentar filmes e entrevistas realizados sobretudo em meados do século XX, “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema”, dirigido por Florence Platarets, é composto em quase sua totalidade por imagens em preto e branco. Porém, o documentário, em seus momentos finais, exibe cenas coloridas como as de “Uma Mulher é uma Mulher”, de Godard, e “A Princesa de Cleves”, de Jean Delannoy, acompanhando a passagem do tempo e a evolução tecnológica do cinema. A exibição é no dia temático Quartas de Cena & Cinema, 03 de dezembro, às 21h30.

Segunda da Música – 01/12

22h – “Onde Está Você, João Gilberto?” (Documentário) – EXCLUSIVO

Inspirado no livro “HO-BA-LA-LÁ – À Procura de João Gilberto” do escritor alemão Marc Fischer, Georges Gachot resolve realizar o sonho do autor e seu próprio sonho e desembarca no Rio de Janeiro em busca de João Gilberto. Seguindo os passos de Fischer, ele não mede esforços e entra em contato com diversos amigos e parceiros do músico em sua jornada. Direção: Georges Gachot Duração: 107min Classificação: Livre Horários Alternativos: dia 02 de dezembro, às 02h e às 16h; dia 03 de dezembro, às 10h; dia 06 de dezembro, às 16h; dia 07 de dezembro, às 22h

PROMO: Link

FOTOS: Link

Terças das Artes – 02/12

22h30 – “Raiz Arte Afro-Brasileira” (Série) Episódio: No Martins – Encontros Políticos – INÉDITO E EXCLUSIVO

Série com curadoria da artista Rosana Paulino revela a surpreendente trajetória de 20 artistas afrodescendentes brasileiros que, com trabalhos ousados, provocadores, vigorosos e belos, trazem novas abordagens para questões como racismo, desigualdade, sexualidade, religiosidade, brasilidade e a própria arte. O artista começou pichando muros na periferia paulista e hoje pinta telas grandiosas que mostram famílias negras em atos “subversivos” como se divertir na praia. Direção: Fabiano Maciel Duração: 14min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 03 de dezembro, às 04h e às 12h; dia 04 de dezembro, às 06h; dia 06 de dezembro, às 19h; dia 07 de dezembro, às 11h30

PROMO: youtube.com/watch?v=RKnI5l7nflU&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fcanalcurta.tv.br%2F&source_ve_path=OTY3MTQ

FOTOS: Link

21h – “Semana Sem Fim” (Documentário)

O documentário faz um apanhado histórico do que foi a Semana de 22 e de seu entendimento ao longo do tempo. O evento aconteceu em três noites no Theatro Municipal de São Paulo (13, 15 e 17 de fevereiro de 1922) e reuniu apresentações de dança e música, recitais de poesia, palestras e exposição de pinturas e esculturas. Os artistas envolvidos promoveram uma renovação no cenário artístico brasileiro. Direção: Marcelo Machado e Fabiana Werneck Duração: 52 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 03 de dezembro, às 01h e às 15h; dia 04 de dezembro, às 09h; dia 06 de dezembro, às 22h; dia 07 de dezembro, às 15h

PROMO: Link 
FOTOSLink 

Quartas de Cena & Cinema – 03/12

21h30 – “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema” (Documentário)

Foi durante os anos 1960 que se deu o nascimento e a ascensão da Nouvelle Vague francesa. Caracterizada como um movimento cinematográfico de vanguarda, liderado por diretores como Jean-Luc Godard e Agnès Varda, deu origem a atores icônicos como Brigitte Bardot e Jean-Paul Belmondo. A Nouvelle Vague produziu uma nova geração de cineastas, mas também novos corpos de atores, uma revolução técnica e estética, uma forma totalmente diferente de se produzir filmes. É, acima de tudo, uma ideia nova de cinema, mais próxima do romance ou da arte moderna do que do cinema comercial. Direção: Florence Platarets Duração: 52 min Classificação: Livre Horários alternativos: 

PROMO: Link 
FOTOSLink 


Quintas do Pensamento– 04/12

22h30 – “O Nascimento de H. Teixeira” (Documentário) – EXCLUSIVO E INÉDITO

O nascimento da persona Heloísa Teixeira, desenhando um “mapa astral” deste parto simbólico, cuja gestação começa em meados do século 20 e atravessa mais de cinco décadas sob um céu revelador, rico de singularidades e rupturas. Em torno de Heloísa Teixeira orbitam poetas, periféricos, feministas e artistas de um Brasil diverso, todos antenados com o seu tempo e enredados por ela. Direção: Roberta Canuto Duração: 82 min Classificação: 12 anos Horários alternativos: dia 05 de dezembro, às 02h30 e às 16h30; dia 07 de dezembro, às 19h; dia 08 de dezembro, às 10h30

PROMO: Link

FOTOS: Link 

Sextas de História & Sociedade – 05/12

21h30 – “Santos Dumont, O Céu na Cabeça” (Documentário) – INÉDITO E EXCLUSIVO

Um documentário histórico-poético para revelar o homem Santos-Dumont, além de seus inventos. Fatos e curiosidades serão contados nos lugares onde ele viveu buscando vestígios que revelem sua presença e memória. Cada território estará ligado a fatos e lembranças de diferentes períodos da vida de Santos-Dumont (1873-1932). Direção: Eder Santos e Monica Cerqueira Duração: 72 min Classificação: Livre Horários alternativos: dia 06 de dezembro, às 01h30 e às 14h30; dia 07 de dezembro, às 20h35; dia 08 de dezembro, às 15h30; dia 09 de dezembro, às 09h30

PROMO: Link
FOTOS: Link 


Sábado – 06/12

23h – “A Reinvenção da China” (Série) – Episódio 1: “A Queda”

Durante o século XIX, o Ocidente, então em plena expansão colonial, enfrentou uma China que, até então, se julgava todo-poderosa. Este meio século foi de constantes convulsões de uma nação à beira do colapso, que buscava inventar uma forma de sobreviver, sem perder a alma e ao mesmo tempo se aprimorando. Direção: Karim Miské, Pierre Singaravélou e Ilana Navaro Duração: 52 min. Classificação: Livre

PROMO: Link
FOTOS: Link 


Domingo – 07/12

18h30 – “Grandes Cenas” (Série) – 2ª Temporada – Ep.: “Castanha”

A partir de entrevistas com realizadores, a série analisa cenas memoráveis do cinema brasileiro. Neste episódio, o diretor Davi Pretto e o ator João Carlos Castanha problematizam os limites entre o documentário e a performance no longa-metragem “Castanha” (2014). Na cena, Castanha discute com sua mãe e enxerga o fantasma do pai, rompendo o realismo através desse olhar para dentro. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 20 min. Classificação: 10 anos

PROMO: Link 
FOTOSLink

Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
 

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
 

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
 

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
 

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.


• O Curta! Humanidades e o Curta! Música & Artes são os canais FAST do Grupo Curta!. Com mais de 70 horas de programação por canal, é uma oportunidade do público assistir gratuitamente a uma seleção especial dos documentários do Canal Curta!. Estão disponíveis no TCL Channel, app presente nas smart TVs da TCL, nos canais 3445 (“Curta! Humanidades”) e 3465 (“Curta Música & Artes”).
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *