Vem aí a 2ª edição do Festival LED – Luz na Educação

Vem aí a 2ª edição do Festival LED – Luz na Educação

O Festival LED 2023 acontece nos dias 16 e 17 de junho, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro.

Está chegando a hora de mais um evento que vai trazer luz para a educação! A 2ª edição do Festival LED acontece entre os dias 16 e 17 de junho, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de JaneiroAs inscrições estão abertas e são totalmente gratuitas.

Nos dois dias de festival, especialistas, educadores, artistas e entusiastas compartilham conhecimento com o público que abraça esse movimento que promove reflexões sobre os desafios, oportunidades e transformações da educação brasileira. Além de palestras e oficinas, o Festival LED também é um espaço para diversão e entretenimento, com shows e atividades mão na massa que ensinam e inspiram.

Localizado no Museu do Amanhã, o Palco LED Inspira vai trazer as conversas mais amplas e inspiracionais, que apontam comportamentos e tendências. É lá que você vai conferir debates e palestras com as grandes temáticas transversais à educação que envolvem e interessam a toda a sociedade.

Já o Palco LED Inova, localizado no Museu de Arte do Rio – MAR, será o espaço, com pegada intimista, que recebe as palestras de temáticas mais específicas do universo da educação, ligadas às novas abordagens e metodologias inovadoras.

No Espaço LED Cria, também localizado no MAR, teremos oficinas para colocar a mão na massa, com conteúdos práticos e muita troca de experiência entre os participantes. As oficinas serão oferecidas pelo Canal Futura, que dedica-se há 25 anos à construção coletiva do conhecimento e da transformação da sociedade. Em diálogo com os temas da atualidade, o Futura disponibiliza gratuitamente materiais, cursos e trilhas educativas para a formação contínua de educadores e de toda a comunidade escolar.

Acha que acabou? O Espaço Comunidade LED é o espaço físico da Comunidade LED no Festival, onde vamos conectar pessoas, projetos e ideias que estão transformando a educação no Brasil. Você vai encontrar conteúdo dos projetos Embaixadores do LED e parceiros convidados. Aproveite o Espaço Comunidade LED para um respiro, um café, e também compartilhar experiências e fazer novas conexões.

Mais do que uma experiência sobre o futuro da educação, o evento faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa que busca iluminar, como um farol, os desafios, oportunidades e relevância da educação para a sociedade brasileira.

Se você acredita no poder transformador da educação e quer fazer parte desse movimento, participe do Festival LED 2023!

*Programe-se para chegar cedo! Todas as mesas estão sujeitas à lotação e a entrada será por ordem de chegada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

16 DE JUNHO | SEXTA-FEIRA

9H ÀS 18H | MUSEU DO AMANHÃ

Credenciamento

10H ÀS 10H10 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Abertura

10H10 ÀS 11H | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Trajetórias ancestrais: como o passado pode guiar futuros plurais?
#ancestralidade #equidade #futuros
Um diálogo sobre o passado e o futuro do Brasil. Nesse encontro potente e inspirador, a proposta é para refletir sobre a importância de aprender com nossos ancestrais para pensar futuros desejáveis pode estar conectada ao nosso passado.
Com Ailton Krenak (ativista indígena), Ana Maria Gonçalves (escritora) e mediação de Luciano Huck (apresentador do Domingão com Huck, da TV Globo)

11H00 ÀS 11H30 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

11H ÀS 11H30 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Conexões : Um Mundo de Pessoas que Transformam
#sociedade #boaspráticas
Um pequeno grupo de pessoas, realmente engajadas em contribuir com soluções para os grandes desafios sociais, ambientais e econômicos do Brasil, podem iniciar mudanças significativas. Venha conhecer e se conectar com líderes do movimento “Um Mundo de Pessoas que Transformam”. Eles sabem inspirar a agência de transformação em cada pessoa, porque as pessoas são a matéria-prima para as mudanças sociais.
Com Rafael Murta e Andrea Margit (Ashoka) e convidados

11H30 ÀS 12H30 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Fato ou fake? Como sobreviver na era da desinformação? | Parceria de conteúdo: G1
#aprendizagem #tecnologias #sociedade #boaspráticas
Se por um lado vivemos a era da abundância de informação e conhecimento, por outro as novas tecnologias vieram para proliferar a desinformação em velocidade incontrolável. Como desenvolver as habilidades certas para interpretar e analisar criticamente as informações? Nesta mesa você aprenderá a utilizar a caixa de ferramentas da educação midiática para praticar a checagem de informações e combater as notícias falsas.
Patrícia Blanco (presidente executiva do Instituto Palavra Aberta), Rose Marie Santini (Fundadora e coordenadora do NetLab/UFRJ), Silvana Bahia (codiretora executiva do Olabi e idealizadora da PretaLab) e mediação de Natuza Nery (comentarista e apresentadora da GloboNews)

11H30 ÀS 11H40 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Apresentação Vencedor Prêmio LED: Projeto Educar Nestante
#boaspráticas #tecnologias #aprendizagem
O Instituto Ubíqua atua com profissionalização de jovens rurais e de periferia, em comunicação social e novas tecnologias, desde 2011. Em 2020, a pandemia escancarou a dificuldade dos alunos para acessar a internet e ter equipamento. Então, nasceu o aplicativo Educar Nestante, uma plataforma educacional baseada nos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua que funciona em situações com pouco ou nenhum acesso à internet.
Com Jessé Barbosa (empreendedor)

11H30 ÀS 12H30 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Roda de conversa : Constituindo um Território Transformador
#sociedade #boaspráticas
Alguns lugares já têm uma concentração significativa de pessoas inovadoras, comprometidas com o trabalho em rede para enfrentar a desigualdade social e mudar as estruturas que geram divisões e injustiças. O Rio de Janeiro é um desses territórios. Junte-se a nós para conhecer e co-construir o “Rio, Território Transformador”.
Com Caroline Garrett, Rafael Murta, e Ricardo Tomazolli (Ashoka) e convidados

11H40 ÀS 12H30 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Educação no Brasil: um desafio coletivo
#aprendizagem #boaspráticas #sociedade
A educação representa o caminho de acesso, formação e desenvolvimento de indivíduos e do próprio país. Por isso, é impossível pensar em uma nação sem entender, monitorar e investir nesse setor. Nesta mesa, você conhecerá alguns dos principais desafios da educação para os próximos anos, além de descobrir possíveis caminhos para que a educação que sonhamos comece a ser construída hoje. De bônus, você ainda aprenderá quais as formas de fazer parte desta transformação.
Com André Lázaro (diretor de políticas públicas da Fundação Santillana), Elisa Lucinda (artista, jornalista e professora), Lilia Schwarcz (antropóloga, historiadora e professora) e mediação de Regina Casé (atriz e apresentadora da TV Globo).

12H00 ÀS 12H30 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

12H30 ÀS 13H30 | ALMOÇO

12H30 ÀS 13H15 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Lançamento do livro : Histórias de Jovens Transformadores
Vinte e três jovens se reúnem para relatar num livro suas jornadas de transformação social desde a infância. Esta série de autobiografias que inspiram mostra como pessoas comuns podem causar um impacto extraordinário. Elas fornecem um roteiro para valorizar a prática da empatia e para ver que mudanças que impactam positivamente a escola e a comunidade são possíveis e alcançáveis. Com este livro queremos estimular a disseminação de milhares de outras histórias de protagonismo juvenil. Com Marcelo Borges (Ashoka) e convidados

13H30 ÀS 13H40 | | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Anúncio Jovens Transformadores Ashoka
#juventudes #boaspráticas #futuros
Com idades entre 12 e 19 anos, eles já estão liderando movimentos ou projetos que geram mudanças sociais em suas escolas, comunidades, regiões. Mudar o mundo é a nova alfabetização! Venha conhecer os Jovens Transformadores Ashoka 2023, que se comprometem com o desafio de inspirar cada pessoa a contribuir para um mundo mais justo, inclusivo e equitativo. A Ashoka é pioneira e a maior rede de empreendedores sociais do mundo, sendo responsável por articular o movimento “Um Mundo de Pessoas que Transformam”.
Com Midria Pereira (poeta e cientista social), Rhenan Cauê (estudante e ambientalista), ambos Jovens Transformadores Ashoka, e com a mediação de Tati Machado (comentarista do Encontro, da TV Globo)

13H40 ÀS 13H50 | | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Apresentação Vencedor Prêmio LED: Projeto Distante Sim, Desconectado Não!
#boaspráticas #sociedade #aprendizagem
O projeto de alfabetização é uma iniciativa da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Evandro Ferreira dos Santos, de Cabrobó. Criado para atender às mães dos estudantes e melhorar a qualidade da família e do coletivo estudantil, tem como objetivo alfabetizar as mães – para que elas fortaleçam o processo de ensino aprendizagem dos seus filhos – e empoderá-las por meio do conhecimento.
Com Elineide Alves (professora)

13H30 ÀS 14H40 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Educação crítica: uma janela para novas possibilidades com Patricia Hill Collins
#aprendizagem #equidade #sociedade
Em “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire analisa como a educação crítica é essencial para construir sociedades democráticas e equitativas. Nesse encontro especial, você aprenderá com uma das mais influentes sociólogas do mundo em estudos sobre o racismo como ela utilizou diferentes dimensões da abordagem freireana sobre a educação crítica em três fases distintas de sua carreira na educação – como professora do ensino fundamental, como professora universitária e como pesquisadora. Essa conversa imperdível será apresentado em inglês, com tradução simultânea em português.
Com Patrícia Hill Collins (professora e escritora americana) e mediação de Larissa Luz (cantora e apresentadora do Saia Justa, do GNT)

13H30 ÀS 14H10 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Como educar, engajar e produzir para as novas gerações | Parceria de conteúdo: Gloob
#juventudes #edutretenimento #aprendizagem
Nascidas e imersas na era digital, as novas gerações de humanos têm o desafio de habitar e adaptarem-se a um mundo incerto. Utilizar a imaginação para criar imagens de futuros mais desejáveis, protagonizar seu aprendizado e saber viver em coletividade são algumas das habilidades mais importantes nesse contexto. Nesta conversa, profissionais que trabalham com e para o público infantil se unem para uma conversa sobre a desafiadora missão de educar, engajar e produzir conteúdos que auxiliem no desenvolvimento dessas novas aptidões.
Com Carlos Eduardo Azevedo (especialista em pesquisa de mercado), Nathalia Rosa (especialista em conteúdo infantil), Ryancarlos de Oliveira (estudante e ator) e mediação de Pedro Motta (ator, apresentador e cantor)

13H30 ÀS 15H30 | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Por que educação climática? | Parceria: Futura
#aprendizagem #sustentabilidade #boaspráticas
Esta oficina propõe uma reflexão sobre como abordar a emergência climática com as novas gerações – e como a escola tem papel fundamental na formação de ‘heróis do clima’. É uma conversa com educadores, gestores e demais interessados sobre a situação climática em que nos encontramos e qual o seu real impacto em nosso cotidiano. Aproximar a crise climática da realidade brasileira é uma das melhores formas de entender seus desdobramentos, e a educação climática se torna uma aliada no combate à desinformação desde a infância, gerando ambientes de discussão e entendimento sobre o tema que ultrapassem as salas de aula. Educar para este tema mostra que há soluções para este problema pela mobilização da sociedade e com a adoção de um caminho calçado em informação, conhecimento e ações.
Com Eduardo Carvalho (jornalista, gestor cultural e curador de exposições)

13H30 ÀS 15H30 | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

A inclusão no uso de linguagem simples | Parceria: Futura
#equidade #boaspráticas #aprendizagem
Esta oficina tem o objetivo de apresentar diretrizes e ferramentas para a produção de textos mais fáceis de ler, compreender e utilizar a informação por todos e todas, incluindo pessoas com deficiência. Mais ainda, vamos saber mais sobre contextos e formas de aplicação da Linguagem Simples como técnica de comunicação e causa social, com estudos de caso e breves atividades práticas para aplicação de uma comunicação mais simples, direta e inclusiva.
Com Eduardo Cardoso (arquiteto e urbanista, professor e especialista em tradução audiovisual acessível)

13H30 ÀS 15H30 | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: práticas de antirracismo na educação | Parceria: Futura
#aprendizagem #boaspráticas #equidade
As escolas e espaços de educação podem ser locais de reprodução de preconceitos que estão intrínsecos à nossa sociedade. Mas podem ser também espaços de liberdade e construção de futuro para pessoas negras e indígenas, que sofrem cotidianamente com o racismo estrutural. Como desenvolver estratégias antirracistas em espaços de educação? Quais os desafios e perspectivas de educar para a cidadania plena? Como fortalecer as redes de aprendizagem antirracista entre educadores? Como educadores podem ser a ponte na construção de uma sociedade menos desigual? Estas são algumas questões disparadoras da oficina “Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas – Práticas de antirracismo na educação”, que é destinada a profissionais da educação e a qualquer pessoa interessada no assunto.
Com Pâmela Carvalho (educadora, historiadora, gestora cultural e pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas) e Rodrigo Maré (músico, ator e arteeducador)

14H00 ÀS 14H30 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ
Programação a confirmar

14H ÀS 14H15 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Mostra Audiovisual : Histórias de Jovens Transformadores
#juventudes #sociedade #boaspráticas
A arte de contar histórias permite que as pessoas se vejam como parte de uma narrativa maior de transformação. Esta mostra vai inspirar jovens, educadores e familiares a pensar em novos indicadores de sucesso ao crescer.
Coordenação de Mariana Nakajuni (Ashoka)

14H15 ÀS 15H | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Debates Públicos: Cultura democrática na escola é agora!
#sociedade #juventudes #boaspráticas
A democracia é um exercício diário na vida coletiva. E, a escola é espaço importante para as juventudes vivenciarem essa prática! Liderada por estudantes, esta iniciativa faz a escola se tornar um lugar estimulante para o debate de problemas e soluções. As ações coletivas que resultam dos debates são pautadas por inclusão, respeito, afetos, satisfação e bem-viver para todas as pessoas.
Com mediação de Mariana Nakajuni e Marcelo Borges (Ashoka)

14H20 ÀS 15H | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Ler o mundo para depois ler as palavras: uma conversa sobre alfabetização
#aprendizagem #boaspráticas #sociedade
Alfabetizar, como Paulo Freire provocou, é muito mais que ler as letras, é ler o mundo, sentir, perceber, interagir e intervir. Como podemos pensar a educação de base em realidades cada vez mais complexas? Venha acompanhar essa conversa com uma pedagoga e uma professora para entender o panorama da alfabetização no Brasil e como esta etapa crucial do aprendizado atravessa quem somos como indivíduos e sociedade.
Com Daniela Montuani (especialista em educação e vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale/FaE/UFMG), Márcia Baldini (dirigente municipal de educação de Cascavel e presidente da Undime/PR), Simone Pereira (coordenadora pedagógica e especialista em alfabetização e letramento) e mediação de Sandra Annenberg (apresentadora do Globo Repórter, da Tv Globo)

15H00 ÀS 15H50 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Roda de conversa: Mudar o mundo é a nova alfabetização
#juventudes #boaspráticas #futuros
Nossas escolas e comunidades estimulam as juventudes a praticar a empatia, a trabalhar em equipe, a formar parcerias e ter confiança em sua potência transformadora? Venha conhecer a nova turma de Jovens Transformadores Ashoka nesta roda de conversa. Suas histórias mostram como todo jovem pode transformar ideais em ação e impactar positivamente o presente e o futuro.
Com jovens entre 12 e 19 anos representando as 5 regiões do Brasil, Helena Singer (socióloga e líder da estratégia de Juventude da Ashoka), com a mediação de Tati Machado (comentarista do Encontro, da TV Globo)

15H10 ÀS 15H50 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Como construir cidades educadoras?
#sociedade #boaspráticas #futuros
Educar em diálogo com o território é promover a inovação. A cidade é um espaço com potencial de aprendizagens, onde entramos em contato com pessoas, instituições e histórias que promovem conhecimentos plurais. Neste painel, você vai descobrir como desenvolver cidades inovadoras e entender o território como um local de pensar, agir e produzir conhecimento para ser vivido e aplicado.
Palestrantes a confirmar

15H10 ÀS 15H20 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Apresentação Vencedor Prêmio LED: Instituto Recomeçar
#boaspráticas #sociedade #equidade
O Instituto Recomeçar tem objetivo de reinserir egressas e egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho e ao ensino formal. Inicialmente um projeto pequeno, dentro da ONG Gerando Falcões, virou uma instituição própria, com sede em Poá (SP), Brasília, São José do Rio Preto e Recife.
Com Leonardo Precioso (empreendedor)

15H20 ÀS 16H30 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Cotas e a luta pela reparação histórica. Passado, presente e futuro
#equidade #sociedade #futuros
Já se vão onze anos desde que a política de cotas foi implementada no Brasil. Temos tempo o suficiente para analisarmos os seus resultados, mas muito pouco ainda para reparar as desigualdades sociais no país. Esse é tema tão relevante quanto complexo, por isso esse encontro será dividido em duas partes. Primeiro, Katiúscia Ribeiro nos convida para um mergulho profundo na evolução das cotas no Brasil, incluindo um balanço da última década, aprendizados e impactos para a sociedade. Em seguida, especialistas se unem à conversa para discutir os desafios do presente e do futuro das cotas. Venha conosco escrever os próximos capítulos dessa história ainda em construção.
Com Átila Roque (historiador e cientista político), Daniel Munduruku (escritor, professor e ator), João Luiz Pedrosa (apresentador e professor), Katiúscia Ribeiro (filósofa) e mediação de Flávia Oliveira (comentarista da GloboNews e jornalista)

16H ÀS 16H40 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Ecoansiedade: como lidar com a angústia diante das mudanças climáticas? | Parceria de conteúdo: Projeto Menos é Mais
#sustentabilidade #sociedade #saúdemental #juventudes
A crescente preocupação com as mudanças climáticas tem gerado um novo fenômeno: a ecoansiedade. Estudos indicam que a exposição constante a informações sobre o tema pode afetar a saúde mental, gerando ansiedade e depressão, especialmente nos mais jovens. Como podemos equilibrar a conscientização sobre as mudanças climáticas com o cuidado necessário para preservar nossa saúde mental?
Com Daniel Becker (pediatra, palestrante e escritor), Gabriela Alves (ativista climática e cofundadora do Instituto Perifa Sustentável) e mediação de Ana Paula Santos (jornalista e apresentadora da Tv Globo)

16H ÀS 18H | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Por que educação climática? | Parceria: Futura
#aprendizagem #sustentabilidade #boaspráticas
Esta oficina propõe uma reflexão sobre como abordar a emergência climática com as novas gerações – e como a escola tem papel fundamental na formação de ‘heróis do clima’. É uma conversa com educadores, gestores e demais interessados sobre a situação climática em que nos encontramos e qual o seu real impacto em nosso cotidiano. Aproximar a crise climática da realidade brasileira é uma das melhores formas de entender seus desdobramentos, e a educação climática se torna uma aliada no combate à desinformação desde a infância, gerando ambientes de discussão e entendimento sobre o tema que ultrapassem as salas de aula. Educar para este tema mostra que há soluções para este problema pela mobilização da sociedade e com a adoção de um caminho calçado em informação, conhecimento e ações.
Com Eduardo Carvalho (jornalista, gestor cultural e curador de exposições)

16H ÀS 18H | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)
Programação a confirmar

16H ÀS 18H | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

#PaznasEscolas | Parceria: Futura
#juventudes #sociedade #boaspráticas
Os ataques recentes ocorridos nas escolas do país trazem uma série de reflexões e impõem um esforço coletivo, de todos os setores da sociedade, na promoção de ações preventivas que reafirmem o caráter protetivo destes espaços para crianças, adolescentes e jovens. Esta oficina vai debater como profissionais da educação, da saúde, assistência social, famílias, estudantes e comunidades podem atuar em conjunto para enfrentar este problema.
Com Cinthia Sarinho (educadora) e Luana Dias(facilitadora em projetos educativos).

16H ÀS 17H | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ
Encontro com Vencedores LED
Vamos reunir as iniciativas vencedoras do Prêmio LED, selecionadas entre mais de 2 mil inscritos. Venha se conectar com as pessoas responsáveis pelos projetos, os Embaixadores LED, e compartilhar experiências e aprendizados. É o momento para estabelecer diálogos, firmar parcerias e impulsionar a educação inovadora pelo Brasil.
Com Elineide Alves (Distante sim, Desconectado não!), Jessé Barbosa (Educar Nestante) e Leonardo Precioso (Instituto Recomeçar)

16H30 ÀS 17H30 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Roda de Conversa: Longevidade e harmonia entre gerações
Antes de chegar nesta roda de conversa, pense em sua avó, seu avô, ou alguma pessoa idosa com quem você conviva. Traga a imagem dessa pessoa em sua mente. Quando se é jovem, não se imagina como é ser velho! E raramente se pensa como era a pessoa idosa quando criança ou adolescente. Afinal, elas não surgiram velhas no mundo. Vem com a gente ativar a imaginação com empatia e respeito mútuo entre diferentes grupos etários.
Com Alexandre Kalache (Centro Internacional de Longevidade Brasil) e convidados

17H ÀS 18H | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Como desenvolver habilidades para imaginar futuros? | Parceria de conteúdo: Museu do Amanhã
#futuros #aprendizagem #sociedade
Imaginar futuros possíveis é uma das competências consideradas essenciais no século XXI segundo a Unesco. Pensando nisso, o Museu do Amanhã em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram no início deste ano a Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros, a primeira sobre esse tema no Brasil. Nessa mesa, aprenda com profissionais de múltiplas perspectivas sobre a relevância de imaginarmos futuros desejáveis aqui e agora.
Com Ivan Baron (influenciador e ativista pela inclusão de pessoas com deficiência), Monique Evelle (empreendedora e fundadora da Inventivos), Ricardo Piquet (Fundador e Presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão) e mediação de Fátima Bernardes (apresentadora do The Voice Brasil, da Tv Globo).

17H ÀS 18H | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Juventudes, mercado de trabalho e educação: como nos preparar para o amanhã?
#juventudes #futuros #aprendizagem
A educação encontra o desafio de formar as múltiplas juventudes que construirão o mundo de amanhã. Com inúmeros cenários futuros e a volatilidade do mercado de trabalho, como preparar nossos jovens para criar uma realidade mais justa e sustentável? Especialistas se reúnem para conversar sobre as recentes mudanças no sistema educacional brasileiro e quais serão os próximos passos para chegarmos na educação que buscamos
Com Carlos Artexes (professor CEFET-RJ), Fausto Augusto (diretor-técnico do DIEESE), Jade Beatriz (estudante e ativista do movimento estudantil) e mediação de Lilian Ribeiro (repórter da Tv Globo)

18H ÀS 20H | LED CURTE – PALCO ALERTA EXPERIMENTE MULTISHOW | MUSEU DO AMANHÃ

Com apresentação de MC Estudante (rapper e digital influencer)

Pocket show de Kaê Guajajara
Cantora, compositora, atriz, autora e ativista indígena brasileira, Kaê Guajajara já lançou quatro EPs, o mais recente deles, Kwarahy Tazyr, que quer dizer “Filha do Sol” em zeeg’ete (língua guajajara).

Pocket show MC Marechal
MC Marechal é um dos pioneiros do estilo Freestyle no Brasil e realizador da primeira Batalha do Conhecimento (2007), evento referência para batalhas de MC´s em todo o país.

17 DE JUNHO | SÁBADO

9H ÀS 18H | MUSEU DO AMANHÃ

Credenciamento

10H ÀS 10H10 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Apresentação Vencedor Prêmio LED: Projeto Jovens Líderes Pela Paz
#juventudes #boaspráticas #sociedade
O Projeto Jovens Líderes pela Paz é uma iniciativa idealizada por ex-alunos da rede pública e atualmente implementada em parceria com a Comissão de Urgência pela Paz nas Escolas do Governo do Distrito Federal com o objetivo de reduzir a violência escolar. Os três fundadores da iniciativa, Eduardo Vasconcelos, Isabela e Isadora Rodrigues, são oriundos da rede pública e também sofreram com o alto nível de insegurança no ambiente escolar. Os Jovens Líderes pela Paz promovem atividades e ajudam a gestão a promover uma cultura de paz nas escolas públicas.
Com Isabela e Isadora Rodrigues (estudantes)

10H10 ÀS 11H | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Como conviver e aprender com medo? Precisamos falar sobre as violências nas escolas | Parceria de conteúdo: GNT
#juventudes #boaspráticas #sociedade #saúdemental
Os crescentes casos de violências nas escolas e outras consequências negativas decorrentes da pandemia são um alerta para pararmos e repensarmos nossas relações dentro e fora das salas de aula. Como podemos combater as violências, sem reproduzi-las, e construir um ambiente mais positivo na escola? Nesta versão pocket do programa “Saia Justa”, do GNT, participe de um diálogo sobre possíveis caminhos para alcançarmos um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
Com Bela Gil (chef de cozinha e apresentadora do Saia Justa, do GNT), Gabriela Prioli (jornalista e apresentadora do Saia Justa, do GNT), Larissa Luz (cantora e apresentadora do Saia Justa, do GNT), Miriam Abramovay (socióloga e especialista em violência escolar) e mediação de Astrid Fontenelle (jornalista e apresentadora do Saia Justa, do GNT)

10H15 ÀS 11H00 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Oficina : Conversas sobre Crescer
#sociedade #boaspráticas
Em um mundo definido por mudanças exponenciais, venha criar um menu de atividades para cultivar valores e habilidades de transformação social junto com aqueles que mais amamos: nossas crianças! Juntos, vamos conhecer maneiras de levar as crianças a praticar a empatia, o trabalho em equipe, a liderança compartilhada e iniciativas para mudar o mundo que as cerca.
Com Midria Pereira e Bruna Danesi (Ashoka) e convidados

11H00 ÀS 11H30 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

11H15 ÀS 12H | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Roda de Conversa : Escolas2030
Venha conhecer e integrar a sua escola a um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora. As instituições participantes estão comprometidas em garantir a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas (ODS4).
Com Helena Singer (Ashoka) e convidados

11H30 ÀS 12H30 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Borogodó cultural: uma escola chamada Brasil
#edutretenimento #sociedade #boaspráticas
Uma conversa divertida sobre o potencial pedagógico inesgotável da cultura brasileira. Vamos explorar a riqueza dos saberes tradicionais e populares do país e como eles podem ser incorporados no currículo escolar para desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais dos estudantes, além de fortalecer a identidade cultural do Brasil.
Com Heloisa Buarque de Hollanda (escritora e professora), Russo Passapusso (cantor, compositor, pesquisador e escritor) e mediação de Manoel Soares (apresentador do Encontro, da Tv Globo, e do Papo de Segunda, do GNT)

11H30 ÀS 11H40 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Apresentação Vencedor Prêmio LED: Projeto Educação Antirracista
#equidade #boaspráticas #aprendizagem
O projeto de Educação étnico-racial do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari (BA), promove a educação antirracista e foi criado para que a escola pudesse avançar na construção de estratégias efetivas de enfrentamento ao racismo estrutural e aos preconceitos que sustentam as relações sociais do país – e que ganham materialidade no ambiente escolar. A escola tem buscado se instrumentalizar pedagogicamente para atender seus objetivos: letramento com base na educação étnico-racial; estabelecer um currículo disruptivo, afrocentrado, trazer o legado de potência, resistência e da intelectualidade dos povos indígenas, africanos e afrobrasileiros, além de subsidiar a prática educativa com mediação das tecnologias digitais.
Com Vitalina Silva (professora)

11H40 ÀS 12H30 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

O futuro é preto. Reimaginando a educação com as lentes do afrofuturismo | Parceria de conteúdo: Projeto Negritudes
#edutretenimento #equidade #futuros
O afrofuturismo pode ser uma ferramenta poderosa para desconstruir paradigmas racistas dentro e fora da sala de aula. Nesta mesa, uma conversa sobre como o uso de filmes, séries e animações afrofuturistas podem ajudar a promover reflexões importantes sobre a formação de futuros cidadãos. Descubra novas formas de fazer no audiovisual e perspectivas para reimaginar a educação como ferramenta de mudança social.
Palestrantes a confirmar

12H00 ÀS 12H30 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

12H30 ÀS 13H30 | ALMOÇO

12H30 ÀS 13H30 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Cine-Debate : Diz Aí Juventudes Transformadoras
Série produzida pelo Canal Futura, em parceria com a Ashoka, revela o olhar dos jovens sobre os problemas e potencialidades de seus Territórios: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bacia do Tapajós. É resultado de 3 meses de formação em audiovisual para engajar os jovens na produção e difusão de conteúdos que despertem a agência de transformação em todas as pessoas.
Com Priscila Pereira (Canal Futura) e convidados, mediado por Andrea Margit (Ashoka)

13H30 ÀS 13H40 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Apresentação Vencedor Prêmio LED: Projeto Prática de Campo
#boaspráticas #aprendizagem #equidade
A iniciativa surgiu após uma análise da escola Estadual Professora Maria Belém, de Barreirinha-AM, que recebe anualmente alunos provenientes de escolas da zona rural, situadas em áreas quilombolas, ribeirinhas e indígenas da etnia sateré mawé. Ao perceber dificuldades de interação e socialização dos estudantes, o professor Rosenilson Souza da Gama criou o projeto para contribuir com o desempenho e a aprendizagem dos alunos não indígenas e indígenas da etnia Sateré Mawé através das práticas de campo.
Com Rosenilson Gama (professor)

13H40 ÀS 14H40 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

13H30 ÀS 14H10 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Com quantas jornadas se faz uma mulher? Protagonismo feminino na educação.
#sociedade #aprendizagem #ancestralidade
Larissa Luz e Luana Xavier estiveram na primeira edição do Festival LED para falar sobre o papel fundamental das suas mães, professoras e cientistas em seu processo educacional. Este ano, é a vez de suas mães subirem ao palco para compartilhar suas perspectivas sobre a participação central – e muitas vezes decisiva – das mulheres na educação de crianças e jovens.
Com Christina Xavier (engenheira química, cientista e mãe de Luana Xavier), Regina Luz (professora de português e mãe de Larissa Luz) e mediação de Poliana Abritta (apresentadora do Fantástico, da TV Globo)

13H30 ÀS 15H30 | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Programação a confirmar

13H30 ÀS 15H30 | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Algoritmos, pensamento computacional e seu papel na educação | Parceria: Futura
#tecnologias #aprendizagem #futuros
Esta oficina reflete sobre como conceitos de base da programação podem auxiliar na resolução de problemas, criação e aprendizagem. Partindo do pensamento computacional, dos algoritmos e da lógica de programação, amplia-se o debate sobre possíveis usos dos recursos tecnológicos nas interações humanas e no ensino, o desenvolvimento de competências e habilidades e a necessidade da acessibilidade para inclusão digital de todas as pessoas.
Com Tainá Simões (desenvolvedora na Work&Co)
Inscreva-se aqui

13H30 ÀS 15H30 | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Programação a confirmar

14H00 ÀS 14H30 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

14H ÀS 1514H ÀS 15H | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Debates Públicos : O Novo Ensino Médio
Estamos vivendo um momento crítico para a educação. As desigualdades históricas ficaram ainda mais evidentes depois da pandemia. E, a comunidade escolar está enfrentando vários desafios na reforma do Ensino Médio e no retorno às aulas presenciais. Nesta oficina dos Debates Públicos nas Escolas, vamos discutir coletivamente a experiência dos estudantes com o Novo Ensino Médio, reconhecer suas demandas e organizá-las para influenciar os tomadores de decisão.
Com mediação de Marcelo Borges e Helena Singer (Ashoka) e convidados

14H20 ÀS 15H | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Educação inclusiva: do discurso à prática
#equidade #boaspráticas #aprendizagem
Como garantir que pessoas com deficiência tenham oportunidade de acessar e permanecer no ambiente escolar? Enquanto o acesso à educação é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, ainda encontramos um sistema que invisibiliza estudantes com deficiência e não oferece suporte adequado para suas famílias. Venha conhecer oportunidades e soluções práticas para uma educação inclusiva.
Com Silvana Drago (pedagoga e especialista em educação), Caio Bogos (founder e ceo aTip) e mediação de Flávia Cintra (jornalista e repórter do Fantástico, da Tv Globo).

15H00 ÀS 15H30 | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

15H10 ÀS 15H50 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Como ensinar de um jeito que jovens amam? Aprendendo com eles!
#juventudes #aprendizagem #boaspráticas #futuros
Estamos acostumados a ouvir especialistas e professores falando sobre o futuro da educação, mas qual o olhar das juventudes sobre isso tudo? Em um diálogo aberto e dinâmico, estudantes compartilham suas expectativas, desafios e propostas para tornar a educação mais conectada com suas necessidades e anseios. Com um olhar fresco e criativo, essa conversa promete trazer uma perspectiva inovadora e inspiradora sobre educação.
Com Bella Chiang (estudante e atriz do programa Escola de Gênios, do Gloob), Manu Estevão (estudante e atriz da novela Vai na Fé, da TV Globo), Rhenan Cauê (estudante e ambientalista) e mediação de Sienna Belle (estudante e atriz do programa Bugados, do Gloob)

15H10 ÀS 15H20 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Apresentação Vencedor Prêmio LED: Projeto Salvaguarda
#juventudes #boaspráticas #equidade
Criado em 2017, o Salvaguarda tem o objetivo de auxiliar estudantes que estão ou concluíram o ensino médio na rede pública brasileira com a escolha profissional, com informações e conteúdos úteis ao longo do percurso. A iniciativa foi criada por Vinícius de Andrade como fruto do contraste entre dois mundos em que vive: ele é nascido e criado em um bairro da periferia de Ribeirão Preto e estudante de economia na USP.
Com Vinicius de Andrade (estudante)

15H20 ÀS 16H30 | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Revolução ou “modinha”? Como a inteligência artificial está transformando as formas de ensinar e aprender. | Parceria de conteúdo: GloboNews
#tecnologias #futuros #boaspráticas #sociedade
A inteligência artificial chegou para mudar nossa forma de lidar com o outro e com o mundo. No campo da educação não foi diferente. Mas o que de fato fica depois que a moda passar? A professora e pesquisadora, Martha Gabriel, abrirá esta conversa com uma aula sobre o ChatGPT, explicando como a tecnologia funciona e pode ser usada em sala de aula. Em seguida, mergulharemos em uma discussão sobre como o ChatGPT e outras formas de inteligência artificial podem ressignificar a aprendizagem nos próximos anos, incluindo reflexões sobre como fazer um uso mais positivo dessa tecnologia, atacando vieses e cuidando para que ela não crie mais desigualdades digitais.
Com Bianca Kremer (professora, pesquisadora e ativista de Direitos Digitais), Martha Gabriel (futurista, professora e escritora) e mediação de Andréia Sadi (jornalista e apresentadora do Estúdio I, da GloboNews)

15H30 ÀS 16H30 | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Oficina de Podcast : Crianças e Jovens no Comando
#juventudes #sociedade
E se as crianças e jovens estivessem no comando da programação? E se decidissem as pautas, produzissem as reportagens, editassem as chamadas enquanto aprendem, se divertem e ampliam as vozes das juventudes? Isso não é sonho. É o dia a dia da Rádio Escola FM, um projeto liderado por crianças e adolescentes, comprometidos com sustentabilidade, equidade de raça e gênero, inclusão e diversidade. Venha aprender a fazer um podcast com o idealizador do projeto, locutores e produtores kids e teens.
Com Jorge Moreno (Rádio Escola FM) e convidados

16H ÀS 16H40 | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Por uma educação para todos, todas e todes
#equidade #boaspráticas #saúdemental #sociedade
Como podemos promover uma educação verdadeiramente inclusiva e acolhedora para estudantes LGBTQIAP+? Nesta conversa, entenderemos o papel do ensino na desmistificação de assuntos de gênero e sexualidade, propondo reflexões sobre como abordá-los nas escolas e apontando quais ferramentas podemos utilizar para combater a discriminação.
Com Beatriz Lacerda (artivista amazônida e Jovem Transformadora Ashoka), Fátima Lima (antropóloga e ativista do movimento LGBTQIAP+), Urias (cantora e modelo) e mediação de Majur (cantora e compositora)

16H ÀS 18H | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: práticas de antirracismo na educação | Parceria: Futura
#aprendizagem #boaspráticas #equidade
As escolas e espaços de educação podem ser locais de reprodução de preconceitos que estão intrínsecos à nossa sociedade. Mas podem ser também espaços de liberdade e construção de futuro para pessoas negras e indígenas, que sofrem cotidianamente com o racismo estrutural. Como desenvolver estratégias antirracistas em espaços de educação? Quais os desafios e perspectivas de educar para a cidadania plena? Como fortalecer as redes de aprendizagem antirracista entre educadores? Como educadores podem ser a ponte na construção de uma sociedade menos desigual? Estas são algumas questões disparadoras da oficina “Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas – Práticas de antirracismo na educação”, que é destinada a profissionais da educação e a qualquer pessoa interessada no assunto.
Com Pâmela Carvalho (educadora, historiadora, gestora cultural e pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas) e Rodrigo Maré (músico, ator e arteeducador)
Inscreva-se aqui

16H ÀS 18H | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Crianças, adolescentes e a violência sexual online | Parceria: Futura
#juventudes #sociedade #tecnologias
Os incidentes de violência sexual online têm crescido muito com o maior acesso de crianças e adolescentes à internet, gerando consequências desastrosas na vida das vítimas. Esta oficina tem o objetivo de apresentar as formas mais recentes deste tipo de crime, refletir de que forma podemos acolher as vítimas adequadamente e orientar estudantes para prevenção.
Com Cinthia Sarinho (educadora) e Luana Dias (facilitadora em projetos educativos)
Inscreva-se aqui

16H ÀS 18H | OFICINAS LED CRIA | MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Oficina de Teatro Acessível | Parceria: Escola de Gente
#equidade #boaspráticas #edutretenimento
A Oficina de Teatro Acessível é uma atividade de formação em inclusão, acessibilidade, não-discriminação, direitos de pessoas com deficiência, de pessoas em situação de vulnerabilidade, é sobre diversidade. É realizada com metodologia criada pela Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, a partir do seu acúmulo de 21 anos no desenvolvimento de projetos que sensibilizam as pessoas a respeito da importância da construção da sociedade inclusiva. Ela é resultado da união de duas iniciativas marcantes da organização: as Oficinas Inclusivas e o grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”. Por meio de jogos teatrais, os/as participantes mergulham em reflexões sobre os temas da formação. Não há respostas prontas, nem certas ou erradas. A condução da atividade estimula as falas, relatos, experiências e questionamentos de quem participa.

A condução da Oficina de Teatro Acessível é feita por duas pessoas integrantes do grupo, que dividem a responsabilidade das dinâmicas. A atividade, com acessibilidade plena, conta com: Libras, audiodescrição, linguagem simples, legenda, assentos reservados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acesso e banheiro adaptado.
Conteúdos trabalhados: somos diferentes; comunicação acessível é fundamental; tempo da inclusão; quebra de estigma; reflexão sobre inclusão e acessibilidade.
Com Fábio Nunes (ator, improvisador, roteirista e dublador) e Jadson Abraão (oficineiro e agente de Inclusão na ONG Escola de Gente)
Inscreva-se aqui

16H ÀS 17H | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Encontro com Vencedores LED
Vamos reunir as iniciativas vencedoras do Prêmio LED, selecionadas entre mais de 2 mil inscritos. Venha se conectar com as pessoas responsáveis pelos projetos, os Embaixadores LED, e compartilhar experiências e aprendizados. É o momento para estabelecer diálogos, firmar parcerias e impulsionar a educação inovadora pelo Brasil.
Com Isabela e Isadora Rodrigues (Jovens Líderes pela Paz), Rosenilson Gama (Prática de campo: sonhos e possibilidades), Vinícius de Andrade (Salvaguarda) e Vitalina Silva (Educação Antirracista)

17H ÀS 18H | PALCO LED INSPIRA | AUDITÓRIO MUSEU DO AMANHÃ

Pitch Desafio LED – Me dá uma luz aí!
#juventudes #tecnologias #futuros
Chegou a hora de descobrir quais serão as iniciativas vencedoras do Desafio LED – Me dá uma luz aí! 2023. Mais de 2 mil estudantes de todo o país enviaram suas ideias inovadoras para solucionar problemas que observam no dia a dia de sua jornada educacional e cinco delas foram selecionadas para a última etapa: o pitch. Você não pode perder essa grande disputa comandada por Marcos Mion na qual os projetos finalistas apresentarão suas soluções diante do público e de um júri de especialistas. Os vencedores e vencedoras dividirão um prêmio de R$ 300 mil reais.

Com apresentação de Marcos Mion (apresentador do Caldeirão com Mion, da TV Globo)

Jurados: a confirmar

17H ÀS 18H | PALCO LED INOVA | AUDITÓRIO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

O chão que pisamos – reimaginando os territórios da mediação cultural | Parceria: Museu de Arte do Rio (MAR)
#edutretenimento #aprendizagem #boaspráticas #sociedade
Lançamento do livro “_____com o mundo – investigações práticas sobre mediação cultural” e aula inaugural do Curso de Mediadores Edição 2023.
O que é mediação cultural? Quem faz e como fazer mediação? Essa é uma das perguntas que a Escola do Olhar, no Museu de Arte do Rio, faz no cotidiano. Nesse encontro, será lançado o livro “_____com o mundo – investigações práticas sobre mediação cultural”, que foi construído a partir do curso de mediadores de 2022. Juntamente ao lançamento do livro, será realizada a aula inaugural do Curso de Formação de Mediadores edição 2023: O chão que pisamos – reimaginando os territórios da mediação cultural que tem como desejo ampliar o escopo de conhecimento sobre a educação integral trazendo diferentes formas de se fazer mediação cultural. O encontro trará participantes que irão convidar o público a reimaginar e alargar as maneiras de se fazer mediação que ultrapassem os locais e espaços que se imperam como difusores de cultura.
Com Mário Chagas (Diretor do Museu da República), Pollyana Quintella (Curadora da Pinacoteca SP), Patrícia Marys (Gerente de Educação na Escola do Olhar- MAR) e Priscilla Souza (Educadora de Projetos- MAR).
Serão distribuídos 100 exemplares do livro para os inscritos.
Inscreva-se aqui

17H ÀS 18H | ESPAÇO ASHOKA | MUSEU DO AMANHÃ

Roda de Conversa : Colíderes do Território Transformador do Rio de Janeiro
#juventudes #sociedade #boaspráticas
É preciso redesenhar estruturas sociais para que todos os jovens se percebam como agentes de transformação! Venha encontrar as lideranças que já estão fazendo esse trabalho pioneiro no Rio de Janeiro. Elas mobilizam escolas, comunidades, governos, universidades e produtores de conteúdo em prol dessa missão. E você pode se juntar a nós neste compromisso!
Com Rafael Murta e Caroline Garrett (Ashoka) e convidados

17H10 ÀS 18H | ESPAÇO COMUNIDADE LED | MUSEU DO AMANHÃ

Programação a confirmar

18H ÀS 20H | LED CURTE – PALCO ALERTA EXPERIMENTE MULTISHOW | MUSEU DO AMANHÃ

Com apresentação de MC Estudante (rapper e influenciador digital)

Pocket show Jambu
Formada em Manaus no início de 2020, a banda já ultrapassa 20 mil ouvintes mensais apenas no Spotify. Mesmo com apenas dois anos de existência e dois EPs, o primeiro chamado Sem Tempo Definido, também de 2021, Jambu desponta como uma das principais promessas do indie brasileiro.

Pocket show Majur
Cantora baiana afrofuturista, mistura o soul, manipulações tecnológicas e claves de matrizes afroindígenas. Depois de uma estrada de singles e colaborações, Majur estreia “Ojunifé”. Certeiro e recheado de simbolismos, o álbum conecta passado, presente e futuro em um caldeirão de referências afro-brasileiras somadas a elementos do pop.

Please follow and like us:

Virgula Press

Portal de noticias com temas de entretenimento, cinema, cultura e arte. Tem uma pauta para enviar ? Nosso email: redacaovirgulapress@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *