Bienal do Livro do Rio 2023: veja a programação, autores confirmados e saiba como comprar ingressos
Serão 300 autores e personalidades em mais de 200 horas de programação, realizada de 1º e 10 de setembro.
Os ingressos para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro começaram a ser vendidos nesta terça-feira, 1º. O maior evento de literatura do País completa 40 anos em 2023 e ocorrerá entre os dias 1º e 10 de setembro no Riocentro, na Barra da Tijuca.
A feira vai reunir mais de 300 autores e personalidades em mais de 200 horas de programação, incluindo estandes, bate-papos, painéis, sessões de autógrafo e espaços de diversão para diferentes idades.
Diversos nomes da literatura nacional e internacional vão passar pelo pavilhão. Entre os brasileiros, Carla Madeira, Itamar Vieira Jr, Eliana Alves Cruz, Jeferson Tenório, Raphael Montes, Conceição Evaristo, Thalita Rebouças e Paula Pimenta.
Já as principais atrações internacionais são o português Valter Hugo Mãe, Julia Quinn, autora de Bridgerton, Cassandra Clare, que escreveu a série Instrumentos Mortais, o escritor de ficção cientifica Blake Crouch, além de KL Walther, Lynn Painter, Abdi Nazemian e Abdi Nazemian, sucessos da literatura jovem adulta.
São esperadas cerca de 600 mil pessoas durante os dez dias de evento. Os ingressos custam entre R$ 19,50 (meia entrada) e R$ 39,00 (inteira) por dia e podem ser adquiridos pelo site da Bienal.
Veja a programação completa da Bienal do Rio:
01/09 – SEXTA-FEIRA | Pavilhão Azul
10h – Cerimônia de abertura Bienal
16h – 40 anos de Bienal: Uma celebração
CONVIDADOS: Ruy Castro, Thalita Rebouças, Mauricio de Souza, Ana Maria Machado, Clara Alves.
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro é um momento efervescente da vida carioca. É memorável para quem está nos bastidores e para quem visita o Riocentro. Leitores, editores, estudantes, pais, professores: todo mundo que passou pela Bienal tem um momento especial na memória. Para comemorar e dar início a mais uma edição, reunimos autores que protagonizaram cenas inesquecíveis nesses pavilhões para dividir com o público as suas histórias favoritas da Bienal.
01/09 – SEXTA-FEIRA – CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)
18h – Sextou com Simas
CONVIDADOS: Luiz Antonio Simas, Marcelo Moutinho, Alberto Mussa, Bruna Beber
Nas duas sextas-feiras da Bienal, o professor e escritor Luiz Antonio Simas transforma o Café Literário num botequim carioca, onde a literatura brasileira e a cultura popular se misturam. Com convidados especiais em cada sessão, os encontros trazem a rua e a festa para a celebração dos 40 anos da Bienal do Livro.
Na sessão do dia 1, a rua é o destaque, com um bate-papo sobre as sabedorias das ruas e como a cidade compartilha as frestas nas encruzilhadas do cotidiano.
02/09 – SÁBADO – (Pavilhão Azul)
11h – Entrevista Cassandra Clare
CONVIDADOS: Cassandra Clare | MEDIADOR: Alec Costa
Uma conversa com Cassandra Clare, um dos principais nomes da literatura de fantasia e autora best-seller das séries de livros Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas.
13h – Mundos Paralelos
CONVIDADOS: Maria Freitas, Juan Jullian, Lavinia Rocha | MEDIADOR: Tiago Valente
Diversidade é a palavra que rege a literatura jovem adulta – não apenas no protagonismo, mas também em seus enredos. Neste encontro, autores do YA rompem os limites do romance tradicional, transportando os leitores para realidades alternativas e desafiando as convenções do gênero.
5h – Contadores de Histórias
CONVIDADOS: Neal Shusterman, Aldri Anunciação, Lázaro Ramos
O que significa estar vivo? A ficção tem um importante papel no debate sobre os medos e esperanças mais profundos da nossa cultura. Neste encontro, autores conversam sobre a arte de contar histórias e o poder da imaginação em promover mudanças reais no mundo.
17h – O nosso tempo
CONVIDADOS: Alexandre Coimbra Amaral, Christian Dunker, Marcela Ceribelli, Pedro Vinicio | MEDIADOR: Mariana Filgueiras
Incertezas, cansaço e a sensação de que sempre podemos estar perdendo alguma coisa. Como podemos entender alguns desconfortos da vida contemporânea e encarar esses desafios com mais leveza e bom humor?
19h – Baile da realeza
CONVIDADO: Julia Quinn
A autora Julia Quinn recebe seus leitores num baile de máscaras para um encontro exclusivo
02/09 – SÁBADO – CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)
12h – Contar e escrever
CONVIDADOS: Chico Felitti, Tiago Rogero, Flavia Oliveira | MEDIADOR: Lola Ferreira
Nesta mesa, o Café Literário é palco de uma conversa sobre a cultura podcaster e seu impacto na sociedade. Expoentes dos podcasts conversam sobre seus projetos de sucesso e os bastidores – da concepção às escolhas narrativas, passando pela pesquisa, entrevistas e até mesmo a adaptação para o formato literário.
CONVIDADOS: Ana Claudia Quintana Arantes, Natalia Timerman, Allan Dias Castro | MEDIADOR: Maria Fortuna
A consciência da finitude nos ensina a ser mais cuidadosos com o tempo e com as nossas relações. Temos dado atenção a quem amamos? Estamos nos dedicando a um propósito? Em uma conversa sobre cuidados e mudanças, autores falam do luto como uma experiência muito particular, mas que também é comum, e como a arte pode nos ajudar a passar por ele.
16h – Novos centros, muitas vozes
CONVIDADOS: Itamar Vieira Jr, Micheliny Verunschk | MEDIADOR: Manya Millen
Ao olhar para o país em sua imensidão e multiplicidade, a literatura contemporânea tem apresentado romances que nos convidam a pensar diferentes experiências de ser brasileiro, de se relacionar com a terra e de contar histórias.
18h – Possibilidades humanas
CONVIDADOS: Mario Sergio Cortella, Elisama Santos, Silmara Rascalha Casadei
Os avanços tecnológicos constantes e a popularização da Inteligência Artificial têm gerado muitas incertezas. A forma como nos comunicamos e trabalhamos tem mudado muito rápido. A educação, em casa e na escola, se vê diante da necessidade de preparar crianças e jovens para uma sociedade cada vez mais complexa. No entanto, se diante das dúvidas e do sentimento de urgência nos permitirmos refletir e dialogar, percebemos como valorizar a escuta e fazer boas perguntas podem nos ajudar a lidar com os desafios contemporâneos.
15h – Páginas na Tela com: Mauricio de Sousa, Daniel Rezende | MEDIADOR: Leticia Pires
Páginas na Tela é um espaço para conversas sobre histórias que estão por toda parte: nos livros, nas telas, em todas as mídias. São histórias brasileiras que atravessam gerações e que também deslizam por diferentes meios em um ecossistema que é o espírito da nossa época: tudo ao mesmo tempo agora.
18h – Páginas na Tela: Um Conto e Ano Inesquecível, com: Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta, Thalita Rebouças + Lázaro + Amazon Brasil | MEDIADOR: Ana Lima
Páginas na Tela é um espaço para conversas sobre histórias que estão por toda parte: nos livros, nas telas, em todas as mídias. São histórias brasileiras que atravessam gerações e que também deslizam por diferentes meios em um ecossistema que é o espírito da nossa época: tudo ao mesmo tempo agora
03/09 – DOMINGO – (Pavilhão Azul)
13h – Entrevista Julia Quinn
CONVIDADOS: Julia Quinn | MEDIADOR: Frini Georgakopoulos
A autora best-seller norte-americana Julia Quinn, da série de livros Bridgertons, que inspirou o sucesso homônimo da Netflix, vem à Bienal para falar sobre sua trajetória como escritora e o sucesso da adaptação de seus livros.
CONVIDADOS: Tiago Valente, Patrick Torres, Leticia Bonetti, Maria Ferreira | MEDIADOR: Ana Rosa
Uma boa história sempre traz um personagem cativante por quem é impossível não se apaixonar. Para muitos leitores, foram esses personagens que despertaram o amor pela leitura. Convidamos influenciadores literários para falar de sua paixão pelos livros e discutir e explorar personagens que tiveram impacto significativo em suas vidas de leitores.
17h – Falando de amor
CONVIDADOS: Ana Suy, Paula Gicovate, Renato Nogueira | MEDIADOR: Karina Vieira
Como é possível falar de amor? De que maneira as relações e os afetos atravessam a sociedade e os livros? Em meio a tantas possibilidades de se relacionar, convidamos quem está pensando o amor para debater as ambivalências e as múltiplas camadas de um sentimento complexo.
19h – Desfile de Fantasias (Cosplay)
CONVIDADOS: Cassandra Clare | MEDIADOR: MC: Rafaella Machado
03/09 – DOMINGO – CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)
12h – Capturar a fala
As ruas e seus sons invadem o Café Literário. Nesta mesa, autores comentam as influências da oralidade na sua produção literária. Temas como observação e escuta guiam esta conversa para compreender como, nos últimos anos, alguns livros sofisticaram a linguagem literária a partir de uma captura da fala.
14h – O Fantástico Nacional
CONVIDADOS: Christiano Aguiar, Paola Siviero, Carol Chiovatto | MEDIADOR: Ana Cristina Rodrigues
A literatura está cheia de histórias com criaturas mágicas, assombrações e acontecimentos impressionantes. E quando toda essa imaginação se volta para a cultura brasileira? Ficcionistas de diferentes estilos falam de como o nosso país nos inspira a criar histórias extraordinárias, trazendo elementos nacionais para o centro do fantástico.
16h – Segredos de Família
CONVIDADOS: Eliana Alves Cruz, Carlos Eduardo Pereira, Andrea Del Fuego, Francisco Azevedo | MEDIADOR: Mateus Baldi
Há muitas formas de narrar as relações familiares, e nesta mesa a família é o centro do debate. Autores refletem sobre os procedimentos adotados na hora de contar as vidas e as histórias de pessoas que também são o retrato de uma sociedade, criando reflexões sobre o Brasil recente.
15h – Páginas na tela com: Guel Arraes, Jorge Furtado e mediação de Patricia Pedrosa
MEDIADOR: Patricia Pedrosa
18h – Páginas na tela com: Raphael Montes, Taina Muller e Klara Castanho
MEDIADOR: Claudia Sardinha
Páginas na Tela é um espaço para conversas sobre histórias que estão por toda parte: nos livros, nas telas, em todas as mídias. São histórias brasileiras que atravessam gerações e que também deslizam por diferentes meios em um ecossistema que é o espírito da nossa época: tudo ao mesmo tempo agora.
04/09 – SEGUNDA-FEIRA – (Pavilhão Azul)
17h – O universo das webcomics e a produção de quadrinhos on-line
CONVIDADOS: Paulo Moreira, Triscila Oliveira, Helô D'Angelo| MEDIADOR: Isadora Zeferino
19h – Fazer, escrever, fantasiar
CONVIDADOS: Marcela McGowan, Bruna Maia, Aline Sant'Ana, Fernanda Santana | MEDIADOR: Isabela Reis
Algumas histórias nos ajudam a liberar a imaginação e a apimentar as relações. Certas conversas nos permitem abrir o jogo a respeito do que gostamos e queremos fazer. Nos livros hot, entre desafios da vida de solteira, memórias e informações sobre saúde e prevenção, mulheres falam sobre sexo e prazer sem a menor vergonha.
04/09 – SEGUNDA-FEIRA – CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)
16h – Livros que me (trans)formaram
CONVIDADOS: Ivan Costa, Iris Figueiredo, Leticia Colin
Como os livros influenciam nossas vidas? De que maneira eles contribuem para nos formar? Numa conversa marcada pelo afeto, trazemos para o Café Literário as repercussões da literatura na vida de leitores apaixonados. Em um bate-papo descontraído, eles dividem com o público as obras que estiveram presentes nas alegrias e nas tristezas, e que trouxeram, acima de tudo, outras formas de ver o mundo.
CONVIDADOS: Natasha Felix, Letrux, Carol Dall Farra | MEDIADOR: Leonardo Marona
Neste encontro de vozes e textos, uma conversa sobre as possibilidades do poema na música, na performance e nas redes sociais. Um bate-papo que atesta a importância da expressão poética hoje como possibilidade de contestação e enfrentamento – e como diversas mídias são capazes de aumentar seu poder.
05/09 – TERÇA-FEIRA – (Pavilhão Azul)
17h – Mulheres e o humor
CONVIDADOS: Pequena Lô, Ingrid Guimarães, Marisa Orth | MEDIADOR: Eduarda Azevedo
Nos livros, no audiovisual, nos palcos ou nas redes sociais, cada vez mais as mulheres fazem graça a partir do nosso cotidiano. Com estilos diferentes, mas capazes de fazer piada com quase tudo, as humoristas vão compartilhar os desafios e delícias da arte de fazer rir.
19h – Para sonhar um novo mundo
CONVIDADOS: Sidarta Ribeiro, Hanna Limulja | MEDIADOR: Claudia Lamego
É preciso resgatar o sonho como um desejo que nos estimula a agir quando acordamos. Sonhar um novo mundo implica descobrir novas formas de nos relacionar com o meio ambiente, os animais e nossos semelhantes. Em um encontro entre a ficção e a ciência, buscamos inspiração para sonhar e realizar uma sociedade menos desigual.
16h – Páginas no palco – Vera Holtz & Ficções
CONVIDADOS: Vera Holtz, Federico Puppi | MEDIADOR: Bianca Ramoneda
Escritas que inspiram cenas. Romances e ensaios que se transformam em dramaturgia. Seja através da literatura ou de textos de não-ficção, o diálogo entre a cena contemporânea e os livros têm ofertado ao público uma riqueza imensa de leituras e experiências que vão além das páginas. Pensando na potência dessa expansão onde uma arte alimenta a outra e não se separam em caixinhas é que criamos para essa edição da Bienal o “Páginas no Palco” – uma série de encontros com grandes artistas e escritores que irão compartilhar com a plateia seus percursos, inspirações, sensibilidades e ainda trarão para o espaço do Café
Literário trechos de leituras dramatizadas de seus espetáculos que têm emocionado plateias pelo Brasil a fora. É na Bienal que esses caminhos se encontram para falar sobre criação além das fronteiras, proporcionando ao público uma possibilidade de se aproximar desses universos de maneira única e inédita, num formato que une teatro com bate-papo.
A sessão do dia 5 é VERA HOLTZ & FICÇÕES – Vencedora dos mais importantes prêmios de artes cênicas do país com o espetáculo “Ficções”, uma obra com texto inédito inspirado no livro Sapiens, de Yuval Noah Harari, Vera Holtz irá trazer uma leitura de trechos da peça acompanhada pelo músico Federico Puppi e conversar com o público sobre o diálogo entre o teatro e um dos maiores best-sellers da atualidade.
CONVIDADOS: Conceição Evaristo
Em um encontro no qual a autora faz uma breve exposição de sua trajetória, sua relação com a leitura e a escrita, o conceito de escrevivência e suas influências, podemos conhecer um pouco mais do pensamento de Conceição Evaristo.
Após sua apresentação a escritora será entrevistada sobre sua obra, a construção dos personagens e das narrativas em seus contos e romances, a forma como diversas experiências de pessoas negras são transformadas em ficção e poesia.
Conceição Evaristo é autora de vários livros, entre eles de Canção para ninar menino grande, Olhos d’água, Ponciá Vivêncio, Insubmissas lágrimas de mulheres e Poemas de recordação e outros movimentos. Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol, o árabe e eslovaco. Recentemente inaugurou a Casa Escrevivência, espaço cultural no qual dispôs seu acervo para a consulta de estudantes e pesquisadores, na região da Pequena África, no centro do Rio de Janeiro.
06/09 – QUARTA-FEIRA – (Pavilhão Azul)
15h0 – Enaldinho
CONVIDADOS: Enaldinho
CONVIDADOS: Daiana Garbin, Gabi Oliveira | MEDIADOR: Isabela Reis
Mãe não é tudo igual, mas só elas sabem o que é ter vida transformada pela chegada dos filhos. Reunimos mães com diferentes experiências para uma troca sobre os desafios e alegrias de maternar. Uma conversa franca sobre o que só se aprende na prática sobre cuidados e criação de filhos.
19h – Dinheiro é coisa séria
CONVIDADOS: Nath Finanças | MEDIADOR: Nathalia Cruz
Dá para viver bem, pagar os boletos todos no prazo, comprar umas roupinhas legais e ainda investir no futuro, mesmo ganhando pouco? Não existe fórmula mágica, mas a gente pode sim aprender a ter uma vida financeira mais saudável. O assunto é sério, mas a conversa é cheia de leveza e bom humor, com dicas valiosas e acessíveis.
06/09 – QUARTA-FEIRA – CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)
16h – Páginas no Palco – Beth Goulart e Laila Garin – Clarices
MEDIADOR: Bianca Ramoneda
Escritas que inspiram cenas. Romances e ensaios que se transformam em dramaturgia. Seja através da literatura ou de textos de não-ficção, o diálogo entre a cena contemporânea e os livros tem ofertado ao público uma riqueza imensa de leituras e experiências que vão além das páginas. Pensando na potência dessa expansão onde uma arte alimenta a outra e não se separam em caixinhas é que criamos para essa edição da Bienal o “Páginas no Palco” – uma série de encontros com grandes artistas e escritores que irão compartilhar com a plateia seus percursos, inspirações, sensibilidades e ainda trarão para o espaço do Café Literário trechos de leituras dramatizadas de seus espetáculos que têm emocionado plateias pelo Brasil a fora. É na Bienal que esses caminhos se encontram para falar sobre criação além das fronteiras, proporcionando ao público uma possibilidade de se aproximar desses universos de maneira única e inédita, num formato que une teatro com bate-papo.
18h – Medicinal, recreativa e industrial: a Cannabis hoje
CONVIDADOS: Bruno Levinson, Marilene Esperança
Nos últimos anos, os benefícios da cannabis foram cientificamente comprovados em diversas áreas, impactando nosso cotidiano. Em uma conversa franca, médicos, escritores e ativistas refletem sobre a cannabis hoje e debatem sem preconceitos algumas de suas principais questões.
07/09 – QUINTA-FEIRA – (Pavilhão Azul)
11h – Além do tempo
CONVIDADOS: Babi A. Sette, Sara Fidélis, Paola Aleksandra | MEDIADOR: Taty Leite
O que muda na representação do amor através dos tempos? Nesta sessão, convidamos autoras que têm a habilidade única de transitar entre romances de época e contemporâneo para compartilhar inspirações, desafios e o segredo para encantar e emocionar leitores ao explorar diferentes períodos da história.
CONVIDADOS: Carla Madeira, Valter Hugo Mãe | MEDIADOR: Pedro Pacífico
Como estabelecer conexão imediata com os leitores a partir do coração? Histórias que vão fundo nas questões mais humanas, como amor, raiva e compaixão são o tema desta conversa. Carla Madeira e Valter Hugo mãe discutem a importância de escrever sobre os sentimentos, trazendo para o centro do Palavra-Chave uma literatura voltada para a sensibilidade do cotidiano.
17h – Clichê sim, com orgulho
CONVIDADOS: Elayne Baeta, Olivia Pilar, Cris Soares, Brenda Bernsau | MEDIADOR: Felipe Cabral
Não tem como fugir: todo mundo ama um clichê. Para conversar sobre as novas formas de pensar essa ferramenta narrativa, convidamos autores YA a comentarem suas tropes literárias favoritas (e como usar elas) e debater a representatividade nos romances contemporâneos.
07/09 – QUINTA-FEIRA – CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)
12h – Viva a nossa língua, a nossa língua viva
CONVIDADOS: Jana Viscardi, Caetano W. Galindo, Amara Moira | MEDIADOR: Adriana Azevedo
16h – Páginas no Palco – Jeferson Tenório – O Avesso da pele em cena
CONVIDADOS: Jeferson Tenório, Beatriz Barros, Marcos Oli | MEDIADOR: Edu Carvalho
Escritas que inspiram cenas. Romances e ensaios que se transformam em dramaturgia. Seja através da literatura ou de textos de não-ficção, o diálogo entre a cena contemporânea e os livros tem ofertado ao público uma riqueza imensa de leituras e experiências que vão além das páginas. Pensando na potência dessa expansão onde uma arte alimenta a outra e não se separam em caixinhas é que criamos para essa edição da Bienal o “Páginas no Palco” – uma série de encontros com grandes artistas e escritores que irão compartilhar com a plateia seus percursos, inspirações, sensibilidades e ainda trarão para o espaço do Café
Literário trechos de leituras dramatizadas de seus espetáculos que têm emocionado plateias pelo Brasil a fora. É na Bienal que esses caminhos se encontram para falar sobre criação além das fronteiras, proporcionando ao público uma possibilidade de se aproximar desses universos de maneira única e inédita, num formato que une teatro com bate-papo.
18h – A leitura inventa o futuro
CONVIDADOS: Winnie Bueno, Bel Santos Mayer, Pedro Pacífico | MEDIADOR: Daniele Salles
O Brasil tem diversos desafios para se tornar um país menos desigual. Convidamos ativistas, pensadoras e autoras presentes no debate público, que também são grandes leitoras, para uma conversa sobre possíveis futuros do Brasil que incluam mais livros e diálogos.
07/09 – QUINTA-FEIRA – ESTAÇÃO PLURAL (Auditório – Pavilhão Verde)
16h – Páginas na tela com Augusto Cury e mediação de Marcelo Lins
CONVIDADOS: Augusto Cury | MEDIADOR: Marcelo Lins
08/09 – SEXTA-FEIRA – (Pavilhão Azul)
11h – Com outros olhos
CONVIDADOS: Thalita Rebouças, Mayra Sigwalt, Jim Anotsu | MEDIADOR: Iris Figueiredo
O que é leitura de sensibilidade? Qual o papel dela na edição das novas histórias? Quais os limites para revisitar uma obra já lançada? Convidamos autores e profissionais da área para responder essas perguntas e debater sobre a criação de uma literatura inclusiva e respeitosa.
13h – Fanfics: da inspiração à publicação
CONVIDADOS: Babi Dewett, Ray Tavares, Natália Sodré | MEDIADOR: Sofia Soter
Sejam pessoas reais ou obras ficcionais, com as fanfics um fã pode explorar um mundo infinito de reinvenções. Neste painel, autores conversam sobre inspiração, os limites dos direitos autorais na publicação e de que maneira as fanfics têm ganhado o mundo para além das plataformas on-line.
15h – Nas estrelas e nas cartas
CONVIDADOS: Andre Mantovanni, Vítor Di Castro, Brona Paludo (Madama Brona) | MEDIADOR: Maína Mello
19h – Conversa entre gerações
CONVIDADOS: Andrea Pachá, Juliana Leite, Avós da razão (Gilda e Sônia)
Por que temos medo de envelhecer? O culto à juventude muitas vezes desconsidera a riqueza das experiências vividas e a sabedoria adquirida ao longo dos anos. Por isso, convidamos mulheres de diferentes gerações para debater sobre os estereótipos negativos associados ao envelhecimento e celebrar a diversidade de experiências que moldam nossa história.
12h – Na rua a gente se encontra
CONVIDADOS: Joice Berth, Pedro Machado | MEDIADOR: Ana Paula Araújo
14h – Rádio Novelo apresenta
CONVIDADOS: Paula Scarpin, Flora Thomson-DeVeaux, Évelin Argenta, Júlia Matos
18h – Sextou com Simas
CONVIDADOS: Luiz Antonio Simas, Luiz Rufino, Luiza Souza (bar da gema), Leandro Vieira
Nas duas sextas-feiras da Bienal, o professor e escritor Luiz Antonio Simas transforma o Café Literário num botequim carioca, onde a literatura brasileira e a cultura popular se misturam. Com convidados especiais em cada sessão, os encontros trazem a rua e a festa para a celebração dos 40 anos da Bienal do Livro.
Na sessão do dia 8, a festa é o destaque, com um bate-papo sobre os diversos modos de encantar o cotidiano e como a alegria ajuda a driblar as sombras, espantando a miséria.
08/09 – SEXTA-FEIRA – ESTAÇÃO PLURAL (Auditório – Pavilhão Verde)
Deive Leonardo é um evangelista e influenciador digital brasileiro. Ficou conhecido pelos conteúdos religiosos em seu canal no YouTube e em outras redes sociais, atraindo a atenção de famosos. Costuma fazer turnês pelo Brasil, além de ter escrito livros sobre religião.
09/09 – SÁBADO – (Pavilhão Azul)
11:00 – Mais que autor
CONVIDADOS: Ilustralu, Vitor Martins, Stefano Volp | MEDIADOR: Cinthia Zagatto
Ser escritor é ser apaixonado por livros – e muitas vezes essa paixão não se limita à própria escrita. Nesta mesa, autores conversam sobre suas experiências em outras áreas da produção do livro, e como esse envolvimento no mercado editorial pode influenciar sua obra.
13h – Entra na roda com Jenna Evans Welch
CONVIDADOS: Jenna Evans Welch | MEDIADORES: Luly Trigo, Renato Ritto, Bia Crespo, Clara Savelli
Jenna Evans Welch, autora do best-seller “Amor & gelato”, que inspirou a adaptação homônima da Netflix, volta ao Brasil a convite da Bienal do Rio. Nesta sessão, a autora entra na roda para responder as perguntas de quatro entrevistadores.
CONVIDADOS: Blake Crouch, Alice Braga
O Palavra-Chave recebe o prestigiado escritor e roteirista norte-americano Blake Crouch em uma conversa com a atriz Alice Braga, para falar sobre suas obras, seu novo lançamento e a adaptação de Matéria Escura.
17h – Escrever (com) seu amor
CONVIDADOS: Rachel Lippincott, Alyson Derrick | MEDIADOR: Clara Alves
Dizem que escrever é uma atividade solitária – mas as autoras de Ela fica com a garota discordam. Neste painel, o casal Rachael Lippincott e Alyson Derrick conta a experiência de escrever junto e sobre suas vivências e comenta as diferenças e semelhanças em seus próprios processos criativos.
19h – Livros & música & festa
CONVIDADOS: Pedro Rhuas, Vinicius Grossos, Luca Guadagnini | MEDIADOR: (MC) Clara Alves
A literatura jovem-adulta está revolucionando o mercado editorial e impulsionando cada vez mais jovens a se apaixonarem pelos livros. Para celebrar esse momento, convidamos os amantes do YA para uma verdadeira festa! Ao som das músicas que inspiram as trilhas sonoras de suas obras, os convidados compartilham suas paixões literárias e musicais.
12h – Daria um livro
CONVIDADOS: Pedro Pacífico
O Café Literário recebe a gravação ao vivo de um episódio especial de podcast Daria um livro, projeto de Pedro Pacífico, que irá receber um convidado para uma conversa sobre literatura e histórias pessoais.
14h – Inventar Futuros
CONVIDADOS: Bruno Ribeiro, Natalia Borges Polesso, Ale Santos, Taiasmin Ohnmacht | MEDIADOR: Marcelo Ferroni
A ficção do século XX antecipou muitos desafios que enfrentamos atualmente. Porém, mais do que prever, muitas vezes os romancistas queriam nos alertar para os problemas e a necessidade de soluções criativas e coletivas. Nesta mesa, reunimos autores que pensam diferentes futuros para um bate-papo sobre as possibilidades de imaginar novos caminhos.
16h – Páginas no Palco – Claudia Abreu & Virginia Woolf
CONVIDADOS: Claudia Abreu | MEDIADOR: Bianca Ramoneda
Escritas que inspiram cenas. Romances e ensaios que se transformam em dramaturgia. Seja através da literatura ou de textos de não-ficção, o diálogo entre a cena contemporânea e os livros tem ofertado ao público uma riqueza imensa de leituras e experiências que vão além das páginas. Pensando na potência dessa expansão onde uma arte alimenta a outra e não se separam em caixinhas é que criamos para essa edição da Bienal o “Páginas no Palco” – uma série de encontros com grandes artistas e escritores que irão compartilhar com a plateia seus percursos, inspirações, sensibilidades e ainda trarão para o espaço do Café
A sessão do dia 9 é CLAUDIA ABREU & VIRGINIA WOOLF – Uma das maiores atrizes brasileiras da sua geração. Uma das maiores escritoras do século XX. Duas mulheres, duas realidades muito distintas e cem anos entre elas. E um encontro poderoso entre a literatura, o teatro – e com o que elas têm a dizer. Leitura dramatizada de trechos da peça “Virginia: um inventário íntimo” e conversas sobre temas sensíveis, humanos e tocantes, com Claudia Abreu.
18h – Meditação – Monja Coen Roshi conversa
CONVIDADA: Monja Coen Roshi
09/09 – SÁBADO – ESTAÇÃO PLURAL (Auditório – Pavilhão Verde)
11h – Luluca
CONVIDADO: Luluca
15h – TEMA: Páginas na Tela com Rodrigo Teixeira, Ana Paula Maia e Xico Sá
CONVIDADOS: Rodrigo Teixeira, Ana Paula Maia, Xico Sá | MEDIADOR: Clélia Bessa
11h – Painel Middle Grade
CONVIDADOS: Manual do Mundo – Iberê Thenório e As Aventuras de Mike – Gabriel Dearo e Manu Digilio
13h – O romance é pop
CONVIDADOS: KL Walther, Lynn Painter, Paula Pimenta | MEDIADOR: Raffa Fustagno
As comédias românticas se reinventam a todo momento, mas tem duas coisas que não podem faltar para uma história de sucesso: um romance de aquecer o coração e muita referência pop. Convidamos autoras a falarem sobre suas próprias referências e como elas influenciam suas obras e a responder à pergunta: por que o romance nunca sai de moda?
15h – Do romance policial ao true crime: por que os crimes nos fascinam?
CONVIDADOS: Carol Moreira e Mabê Bonafé, Ivan Mizanzuk, Raphael Montes | MEDIADOR: Isabella Moore (psicothriller)
17h – Entra na roda com Abdi Nazemian
CONVIDADOS: Abdi Nazemian | MEDIADORES: Felipe Cabral, Vitor Martins, Patrick Torres, Giu Domingues
10/09 – DOMINGO – CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)
12h – Arqueologias afetivas
CONVIDADOS: João Silvério Trevisan, Felipe Charbel, Aline Motta | MEDIADOR: Claudia Lamego
Olhar para as histórias da própria família pode ser um jeito eficiente de se conhecer. Numa conversa marcada pelo encontro com o passado, autores compartilham suas experiências ao usar a memória familiar como procedimento de escrita, criando a ficção a partir de pessoas reais.
14h – Diásporas e raízes
CONVIDADOS: Yara Nakahanda Monteiro, Bianca Santana | MEDIADOR: Stephanie Borges
Legados familiares, a memória e pertencimento são temas retratados de forma especialmente instigante na literatura contemporânea. Algumas narrativas são capazes de entrelaçar questões individuais e coletivas, refletir sobre como eventos históricos ressoam nas vidas de pessoas comuns. Neste encontro, duas autoras de relatos que envolvem uma busca pela identidade falam de semelhanças e diferenças entre Brasil e Angola, sobre a importância de compartilhar narrativas que elaboram o passado para transformar o presente.
18h – Páginas no palco – Macacos – Dramaturgia-denúncia com Clayton Nascimento
CONVIDADOS: Clayton Nascimento | MEDIADOR: Stephanie Borges
Escritas que inspiram cenas. Romances e ensaios que se transformam em dramaturgia. Seja através da literatura ou de textos de não-ficção, o diálogo entre a cena contemporânea e os livros tem ofertado ao público uma riqueza imensa de leituras e experiências que vão além das páginas. Pensando na potência dessa expansão onde uma arte alimenta a outra e não se separam em caixinhas é que criamos para essa edição da Bienal o “Páginas no Palco” – uma série de encontros com grandes artistas e escritores que irão compartilhar com a plateia seus percursos, inspirações, sensibilidades e ainda trarão para o espaço do Café
Literário trechos de leituras dramatizadas de seus espetáculos que têm emocionado plateias pelo Brasil a fora. É na Bienal que esses caminhos se encontram para falar sobre criação além das fronteiras, proporcionando ao público uma possibilidade de se aproximar desses universos de maneira única e inédita, num formato que une teatro com bate-papo.
A sessão do dia 10 é MACACOS – DRAMATURGIA-DENÚNCIA COM CLAYTON NASCIMENTO – Ator premiado em 2023 pelo espetáculo MACACOS, Clayton Nascimento é também autor e diretor deste espetáculo contundente e visceral, urgente e necessário para se pensar e combater o racismo. É através de sua “dramaturgia-denúncia” que ele refuta o xingamento e transforma a cena – e as páginas de seu livro – em um lugar de escuta e emoção, de possibilidade e transformação. Clayton trará para o Café Literário trechos de sua dramaturgia e participará de uma conversa imperdível.